[{"jcr:title":"IMPACTO | Parceria UCLA"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"IMPACTO | Parceria UCLA"},{"author":"Insper","title":"IMPACTO | Parceria UCLA","content":"Edição 16   Em parceria com a UCLA, realizamos um programa de MBA com destaque para o curso sobre Inovação Social na América Latina, que contou com a participação de refugiados. As aulas promovem o pensar em protótipos para solucionar problemas sociais O curso Inovação Social na América Latina, realizado no último mês, teve a participação de refugiados que compartilharam suas histórias e experiências. A aula faz parte de um programa em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e trouxe experiências internacionais para alunos e alumni de MBA. Foram oferecidos quatro cursos a partir de temas sugeridos pelos próprios alunos:  Global Cities, Private Equity in Latin America e Marketing in Brazil e Inovação Social na América Latina  . “São cursos desenhados para que os alunos interajam, se conheçam e troquem experiências em torno de temas que eles mesmos vão escolher” , diz Vinícius Picanço, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper e que ministrou a aula de Inovação Social com Victor Macul, professor de Engenharia da escola. Para criar os módulos, a área de Relações Internacionais da escola, responsável por desenvolver o programa, fez um levantamento de temas mais interessantes para os alunos, levou as propostas à UCLA para que, então, o programa fosse definido em conjunto. O curso de Inovação Social na América Latina foi estruturado em quatro partes: entender um problema, pensar em potenciais soluções, imaginar um protótipo que ajude nessa solução e criar um modelo de negócios. O objetivo é que os alunos desenvolvam seus potenciais de criatividade e empreendedorismo e também suas habilidades sociais e de empatia. Para ampliar a visão dos participantes, o curso contou com a parceria da ONG Migraflix, que trouxe oito refugiados de diferentes países da América Latina. Fundador da entidade, Jonathan Berezovsky explica que o propósito é integrar os imigrantes na sociedade por meio de projetos sociais e profissionais. No curso, os alunos tiveram a oportunidade de entrevistá-los para conhecer mais sobre a trajetória e os motivos que os levaram a vir para o Brasil. “Muitos alunos ainda tinham a visão de que os imigrantes vêm para o Brasil por falta de oportunidades no país deles, e isso não é verdade. Muitos imigrantes eram profissionais consolidados nos seus países e tiveram que sair por medo” , conta Picanço. A iniciativa faz com que os alunos percebam que problemas sociais podem ser fonte de inovação.  “No final do curso, eles puderam fazer a relação entre a teoria que passamos e a realidade que a Migraflix trouxe para a aula” , avalia."}]