[{"jcr:title":"IMPACTO | Acreditação EQUIS, Reconhecimento Instituto Millenium e Reforma da Biblioteca Telles"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"IMPACTO | Acreditação EQUIS, Reconhecimento Instituto Millenium e Reforma da Biblioteca Telles"},{"author":"Insper","title":"IMPACTO | Acreditação EQUIS, Reconhecimento Instituto Millenium e Reforma da Biblioteca Telles","content":"EDIÇÃO 05   O processo de acreditação está quase chegando ao final. A visita da comissão avaliadora EQUIS, ocorrida no último mês, nos deu indicações de oportunidades de aprimoramento em algumas áreas, que é a principal razão para o engajamento do Insper nos processos de acreditação internacional. Agora, aguardamos a avaliação do comitê EQUIS  Awarding Body,  que nos dará o parecer final sobre a acreditação. Esse retorno deve acontecer em março de 2017. Em breve, compartilharemos mais informações sobre o processo.   Relembre o processo até aqui Decidimos participar do processo de certificação EQUIS, uma espécie de selo de qualidade internacional para instituições que cumprem o padrão global de excelência exigido. A primeira etapa do processo foi a autoavaliação. Para essa fase, participaram mais de 1.200 alunos da graduação (ADM e ECO) e da pós-graduação (MBAs, Mestrado e Doutorado) que responderam um questionário sobre a escola. Com as respostas, o comitê formado por alunos elaborou o  student report  – parte fundamental do relatório institucional que foi enviado à comissão avaliadora EQUIS. Na segunda etapa, recebemos a comissão avaliadora na escola. Durante a visita, foram entrevistados grupos de colaboradores, alunos,  alumni  e representantes de nossas  corporate connections,  abordando as práticas da escola sobre internacionalização, relações corporativas e ética/responsabilidade.   Sobre a certificação É uma certificação importante porque, além de nos posicionar entre as melhores escolas de gestão do mundo, proporciona oportunidades de aprimorar o nosso processo de ensino e pesquisa. Se a conseguirmos, teremos o que chamamos de tríplice coroa (EQUIS + AACSB + AMBA) e seremos a 2ª faculdade no Brasil e a 75ª no mundo com as três certificações.     Reforma da Biblioteca Telles Quem passou pela Biblioteca Telles durante os meses de julho e agosto pôde notar algumas diferenças. Durante um tempo, as divisórias das mesas individuais foram retiradas. Um imenso mural feito com papéis do tipo  post-it  também foi exposto na entrada do prédio. Essas e outras ações ocorreram com apenas um propósito: descobrir o que os alunos achavam das mudanças e, se bem aceitas, adotá-las no novo espaço para estudos.   A Reforma Para redesenhar um local mais adequado para atender as atuais necessidades dos alunos, a equipe de bibliotecários decidiu entender as expectativas por meio do  Design Thinking.  “É um método que foca na experiência do usuário. Ele tem o objetivo de desconstruir tudo o que você sabe sobre determinado assunto e descobri-lo sob o olhar de quem o conhece. Em nosso caso, ouvimos os alunos que usam o espaço”, explica Daniela Menza, bibliotecária. Por meio de questionários, reuniões e  workshops , a equipe descobriu que os alunos possuíam diferentes opiniões sobre o futuro da Biblioteca Telles. Após analisar todas as sugestões, a equipe montou um projeto e enviou para a aprovação do escritório de arquitetura. A reforma do espaço deve ocorrer em 2017. Entre as novidades que os alunos podem esperar estão: espaços dedicados para cada tipo de estudo (individual, grupo, leitura), acervo maior e laboratório para pesquisa, além de ambientes mais coloridos e quem sabe até um local reservado para consumir alimentos.   Voz do aluno Em relação à biblioteca, os estudantes acreditam que seu papel mudou ao longo do tempo. Hoje, não é apenas um local para fazer pesquisas. “Precisamos que ela seja um espaço que favoreça o compartilhamento de experiências, tanto de aluno com aluno, como de aluno com alumni ou professor. A biblioteca deve ser um lugar de networking, inovação, conexão. Tudo isso sem deixar de lado a parte do estudo individual e concentração”, Gabriel Goichman, estudante de engenharia mecânica. “A faculdade não deve ser um ambiente estático. Precisa ser um lugar de transformação constante. Quando os alunos fazem parte dessa mudança, é ainda melhor”, revela. O novo espaço tem o objetivo de suprir todas as demandas dos usuários e criar um ambiente mais convidativo para quem precisa estudar. Embora o projeto de reforma já esteja nas mãos dos arquitetos, quem tiver sugestões para melhorar o ambiente, basta enviar um e-mail ou conversar pessoalmente com os bibliotecários.     Reconhecimento Instituto Millenium O Instituto Millenium completou 10 anos e, para comemorar, realizou jantar com homenagens a empresas, instituições e empreendedores que fizeram diferença em 2016 – Galeria de Notáveis. No evento, o Insper foi reconhecido como a instituição que mais contribuiu para o fortalecimento da educação de excelência no Brasil em 2016. Marcos Lisboa participou do evento e nos representou ao receber a homenagem.   Marcos Lisboa recebe o prêmio na Galeria de Notáveis     Artigos Marcos Lisboa [ Confira as últimas edições publicadas ](http://www.insper.edu.br/insper-impacto/edicao-04/institucional/) 04/12/2016  [Oportunismo do ‘meu caso é diferente’ apenas agrava a crise](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/12/1838199-oportunismo-do-meu-caso-e-diferente-apenas-agrava-a-crise.shtml) A crise fiscal decorre de um setor público que assumiu compromissos incompatíveis com os seus recursos. As dificuldades irão se agravar nos próximos anos, com o envelhecimento da população e as atuais regras para aposentadoria. 27/11/2016  [Manuscritos não queimam](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/11/1835915-manuscritos-nao-queimam.shtml) Não parece recomendável inventar um passado alternativo, ainda mais nos tempos atuais. Na Rússia de Stalin, apagavam-se das fotos as personagens que o regime tinha eliminado da vida. 20/11/2016  [Medidas paliativas vão apenas agravar a crise](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/11/1833796-medidas-paliativas-vao-apenas-agravar-a-crise.shtml) A crise do Rio de Janeiro era esperada. A principal causa foi o crescimento dos gastos com pessoal, ativos e inativos. 13/11/2016  [Quem vai pagar a conta?](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/11/1831852-quem-vai-pagar-a-conta.shtml) As regras da Previdência dos servidores públicos e os reajustes salariais acima da inflação na última década resultaram no elevado crescimento da despesa pública, muito acima do aumento da renda nacional. 06/11/2016  [Está na hora de revisar o Estatuto do Estrangeiro](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/11/1829696-esta-na-hora-de-revisar-o-estatuto-do-estrangeiro.shtml) Ibrahim nasceu em Battir, na antiga Palestina, então sob mandato inglês. Como era o menos hábil com as mãos em uma família de pedreiros numa vila empobrecida, foi estudar em Belém, sendo acolhido por amigos católicos. 30/10/2016  [Uma maior contenção pode ser saudável](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/10/1827633-uma-maior-contencao-pode-ser-saudavel.shtml) A eleição presidencial de 1800, a mais conturbada da história dos Estados Unidos, resultou em diversas reformas nos anos seguintes. 23/10/2016  [Vamos fazer de conta que está tudo bem?](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/10/1825343-vamos-fazer-de-conta-que-esta-tudo-bem.shtml) A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, nesta semana, um relatório que revela a gravidade da crise fiscal nos Estados. 16/10/2016  [A crise fiscal e o colapso das políticas públicas estaduais](http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcos-lisboa/2016/10/1823151-a-crise-fiscal-e-o-colapso-das-politicas-publicas-estaduais.shtml) A política pública caminha para o colapso na maioria dos governos estaduais."}]