[{"jcr:title":"Alunos de Engenharia participam dos primeiros intercâmbios do curso"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Alunos de Engenharia participam dos primeiros intercâmbios do curso","jcr:description":"Estudantes conheceram novas culturas e conquistaram experiências que ampliam seus horizontes profissionais e pessoais"},{"subtitle":"Estudantes conheceram novas culturas e conquistaram experiências que ampliam seus horizontes profissionais e pessoais","author":"Insper","title":"Alunos de Engenharia participam dos primeiros intercâmbios do curso","content":"Os alunos de Engenharia participaram dos primeiros intercâmbios do curso no Insper nas universidades Columbia e Koreatech. Os estudantes conheceram novas culturas e conquistaram experiências que ampliam seus horizontes profissionais e mesmo pessoais. Matheus Marotzke, do 8º semestre de Engenharia da Computação, foi para a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O aluno optou por disciplinas distintas da sua formação original, como Economia, Negócios e Filosofia. “A experiência me ensinou a gerir melhor meu tempo e meus compromissos, além de me trazer melhor entendimento do mercado”, destaca Marotzke. Para aqueles que estão pensando em seguir o mesmo caminho e ter uma vivência internacional, o aluno aconselha: “Abrace todas as oportunidades que surgirem, os resultados são surpreendentes.” O conselho também é compartilhado pela aluna do 6º semestre de Engenharia Mecatrônica, Maria Clara Luques, que foi para um intercâmbio na Coreia do Sul.  A escolha por um destino pouco usual está relacionada ao interesse da estudante por energias renováveis, assunto no qual o país é referência mundial. “O programa do curso era dividido em aulas técnicas e cultura coreana, sendo bastante interessante ter essa visão mais completa sobre o país.  Aprendi, por exemplo, como confeccionar uma placa solar, além de fazer um curso de Solid Works para projetar um carro de brinquedo movido à energia solar. No período da tarde, as aulas eram focadas em cultura e linguagem coreana”, exemplifica. Profissionalmente, Luques avalia que a experiência proporcionou uma visão mais completa do mercado e sobre a energia renovável. “Voltei ainda mais motivada para trabalhar nesse setor e contribuir para o desenvolvimento dessa área no Brasil”, conclui."}]