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Insper | Trabalho em equipe: soma de habilidades leva ao sucesso

Na descrição de vagas disponíveis no mercado de trabalho, uma das características mais buscadas por recrutadores é saber trabalhar em equipe. Isso significa ter um bom relacionamento interpessoal, respeitar as diferenças e somar as habilidades individuais para que as tarefas sejam executadas com mais eficiência, eficácia e efetividade.
“O autoconhecimento é o que leva uma equipe a ter alto desempenho, pois as habilidades individuais estão a serviço do grupo. Para isso, todo os profissionais precisam de uma trilha, ou seja, um direcionamento claro. Mas isso não pode se transformar em um trilho, se limitando a uma direção”, explica a especialista em desenvolvimento de pessoas, Gleice Marote.

Para se construir uma equipe de sucesso e fazer com que ela trabalhe em prol do mesmo objetivo, algumas competências são necessárias: contribuição individual, interação entre os membros, alinhamento de expectativas, ritmo semelhante para todos e aprimoramento ao longo do projeto.

Todos esses fatores contribuem para que haja sinergia, integração e, por fim, produtividade no ambiente corporativo. Além das conquistas em grupo, os profissionais que fazem parte do time sentem-se mais motivados e preparados para assumir desafios.

Atento a essa necessidade, o Insper oferece o Teamwork Experience, exclusivamente no programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Pessoas (CBPM). Os alunos do curso passam por um processo de treinamento em equipe, acompanhados por Gleice Marote, no decorrer dos 18 meses. A cada semestre, o estudante se desenvolve com um time diferente.

“Propomos que os alunos observem de fora o seu dia a dia, tendo consciência de suas ações e do reflexo delas em seus relacionamentos. Cerca de 80% deles reconhecem que, após esse processo em sala de aula, conseguem aplicar o que foi aprendido no âmbito profissional”, enfatiza Marote.

O trabalho em equipe também contribui com o desenvolvimento da carreira e o preparo para ocupar uma posição de liderança na empresa, com foco em três frentes de aprendizado:

  • Administrar conflitos, sendo empático e ouvindo todos os pontos de vistas, sem deixar de ser racional;
  • Aprimorar a comunicação, pois entende o quanto é importante estimular o diálogo, eliminar os ruídos e ouvir todos os colaboradores;
  • Agir com confiança para inspirar as outras pessoas da equipe, tornando-se também confiável e um exemplo para os demais.

 

 

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