Mesmo na cabeça de muita gente bem formada, Política e Economia são seres distintos que não se misturam. "Se a economia vai bem, o resto se alinha", dizem uns. "Para o bem e para o mal, a política conduz a sociedade", avaliam outros. A rigor, estão parcialmente corretos e parcialmente errados. A interdependência entre Política e Economia é inescapável.
Todavia, entre economistas e políticos, incluindo alguns analistas, há um abismo de incompreensão e métodos. Sem a pretensão de resolver o dilema ou dar respostas definitivas, o Café com Políticas de junho discutirá essa relação de proximidades e conflitos.
Com a intenção de mostrar que, na sociedade, tudo se mistura e se confunde, o Centro de Gestão Pública do Insper convidou dois professores do Insper para um papo leve e descontraído a respeito.
Com a mediação extraordinária do professor Marcelo Marchesini, que se despedirá das funções de coordenação do CGPP, os professores Laura Karpuska e Carlos Melo trocarão impressões, imagens e conhecimentos a respeito de suas visões do mundo, da sociedade, da política e da economia.
Data/Hora
30 Jun (Seg) • 21h00 - 23h00
Entrada
Rua Quatá 300 - Vila Olímpia (Sala Amador Aguiar, 1º andar - Prédio Claudio Haddad)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor em tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão desapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil.
Economista com pesquisa focada em economia política e macroeconomia. Tem graduação pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e PhD pela Universidade do Estado de Nova York Stony Brook. É organizadora do podcast das economistAs, que busca dar mais voz às pesquisadoras brasileiras e incentivar jovens mulheres à profissão. Escreve quinzenalmente no caderno de Economia do Estadão.
Doutor em Administração Pública e professor assistente no Insper. Foi coordenador do Centro de Gestão e Políticas Públicas e também de cursos de pós-graduação lato sensu em gestão pública no Insper. Também é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental licenciado da Prefeitura de São Paulo. Possui publicações acadêmicas em periódicos como Public Administration, World Development e Revista de Administração Pública. Trabalhou nos Ministérios da Saúde, da Cultura e do Desenvolvimento Social, além de ter sido administrador e coordenador na Petrobras.