O Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper promoverá uma oficina de acesso e uso dos dados do Censo 2022 sobre as favelas e comunidades urbanas. A atividade será conduzida por especialistas da Gerência de Pesquisas e Classificações Territoriais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Data/Hora
5 Dez (Qui) • 17h00 - 21h00
Entrada
Rua Quatá, 67 - Vila Olímpia (Sala 122 - 1° andar)
Realização
Na programação, serão explorados alguns resultados censitários referentes às favelas e comunidades urbanas do Brasil e visitadas as plataformas do IBGE que os disponibilizam em diferentes escalas territoriais.
Os participantes poderão, assim, tirar dúvidas e dialogar com a equipe do IBGE, a fim de conhecer os temas e as ferramentas digitais de acesso aos resultados do Censo 2022.
13h30 | Credenciamento |
14h | Início: apresentação dos resultados e debate com os participantes |
18h30 | Encerramento |
Mestre e doutora em Geografia. Pesquisadora em informações geográficas e estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lotada na Coordenação de Geografia da Diretoria de Geociências. Atualmente é responsável pelo Setor de Territórios Sociais (Setes), área do instituto incumbida da produção de informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil. É docente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao IBGE, atuando principalmente na pós-graduação. Participou ativamente das atividades envolvendo a reformulação da abordagem do instituto em relação às favelas e comunidades urbanas e da sistematização e publicação dos resultados do universo do Censo Demográfico 2022 para esses territórios.
Servidor do IBGE, atuando como agente censitário de pesquisa e mapeamento na Coordenação de Geografia, Gerência de Pesquisas e Classificações Territoriais. Recentemente integrou o Setor de Territórios Sociais (Setes), colaborando na sistematização e publicação dos resultados do universo do Censo 2022 para as favelas e comunidades urbanas. Durante o evento no Insper, participará da apresentação do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), demonstrando como acessar e explorar os dados do Censo 2022 de forma prática.