No dia 27 de novembro, das 14h às 16h, o Insper Metricis realizará a 34ª Oficina de Impacto com o tema “Governança de Problemas Complexos”. Este evento gratuito discutirá como conselhos de administração enfrentam desafios que envolvem múltiplos atores e perspectivas diversas.
Esse encontro também marcará o lançamento do Fórum para a Governança de Problemas Complexos (Fórum GPC), uma iniciativa incubada pelo Insper Metricis, dedicada a promover conhecimento sobre a governança de questões complexas em ambientes de alta gestão.
Contaremos com a presença de Roberto S. Waack, cofundador do Fórum GPC, ex-CEO da Fundação Renova, conselheiro em empresas como Marfrig e chairman do Instituto Arapyaú, e de Eliane Aleixo Lustosa, conselheira em grandes empresas como CCR e BrasilAgro. A mediação será conduzida por Vitor Freire, cofundador do Fórum GPC, PhD em estratégia empresarial, ex-CFO e consultor.
Participe deste debate interativo, enviando suas perguntas aos debatedores antes e durante o evento.
Para uma experiência completa e interativa, compareça presencialmente. Caso prefira, será possível acompanhar remotamente.
Data/Hora
27 Nov (Qua) • 17h00 - 19h00
Entrada
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia (Sala 512 - 5° andar)
Estacionamento
Rua Quatá 200 - Vila Olímpia
Realização
Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, mestre e bacharel em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio. Conselheira das empresas CCR, BrasilAgro, Bluebell, Aegea e Bunge. Membro das Câmaras de Arbitragem da Bovespa - B3, da CAMARB, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem - CBMA, da Câmara Brasileira de Resolução de Conflitos em Energia e Mineração e do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade - IETS. Conselheira certificada pelo IBGC e pelo ESG Competent Boards Global Certificate and Designation for Board Members.
Membro do Conselho de Administração da Marfrig S.A. e Wise Plásticos S.A., além de presidir o Conselho do Instituto Arapyaú. Integra comitês de sustentabilidade na Tupy S.A. e Natura & Co Holding S.A., e conselhos consultivos da Synergia S.A., WWF Brasil e Instituto Ethos. Cofundador de iniciativas como a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e a Concertação pela Amazônia, também é Associated Fellow da Chatham House (Londres). Ex-CEO da Fundação Renova, liderou o TAC de reparação do desastre de Mariana. Fundou a Amata S.A., atuou como CEO na Orsa Florestal, presidiu o Forest Stewardship Council (FSC) e é ex-conselheiro do Global Reporting Initiative (GRI – reporting de sustentabilidade), Fundo Nacional de Biodiversidade (Funbio), do IBGC (governança corporativa) e outras organizações da sociedade civil. Com uma longa carreira em empresas farmacêuticas (Vallée, Mérieux e Boehringer Ingelheim), é biólogo e mestre em Administração pela USP, além de autor de diversos artigos sobre governança, estratégia e mudanças climáticas.
Ph.D. em Estratégia pelo Insper, administrador pela FGV e cofundador do Fórum para a Governança de Problemas Complexos, incubado pelo Insper Metricis. Vitor é ex-CFO da Cosan Biomassa, atuou como empreendedor e atualmente presta consultoria estratégica, assessoria de M&A e continua envolvido com pesquisas e projetos no Insper. É especializado em gestão de empresas que demandam decisões ágeis e soluções para problemas complexos, como startups e turnarounds. Sua pesquisa e prática focam em metodologias que permitam a setores e corporações enfrentarem desafios que envolvem múltiplos atores com objetivos e perspectivas diversos, nos mais altos níveis de decisão (conselhos). Desde o início de sua carreira, esteve envolvido na dinâmica dos conselhos de administração, principalmente em discussões de novos investimentos e estratégias corporativas. Seu foco é entender como esses boards podem criar mecanismos de governança que integrem múltiplas perspectivas sem comprometer a agilidade e a precisão nas tomadas de decisão.