Em face da sua integração às cadeias globais de abastecimento, o agronegócio brasileiro é constantemente impactado por decisões tomadas em diferentes partes do planeta. Nesse contexto, tem sido cada vez mais central a relação entre produção agropecuária e questões ambientais.
Nas últimas décadas, iniciativas transfronteiriças voluntárias buscaram atuar nessa interface, e cada vez mais os compradores têm condicionado seu acesso ao mercado ao cumprimento de requisitos de sustentabilidade. Seguindo essa tendência, medidas unilaterais de devida diligência têm sido adotadas com o objetivo de garantir a desvinculação do agronegócio em relação ao desmatamento, sendo a EUDR o exemplo mais ambicioso.
A rastreabilidade e o monitoramento completo das cadeias de fornecimento são algumas das maneiras de responder a esse aumento das pressões ambientais sobre o setor.
Para discutir as implicações dessas iniciativas e como se adaptar vamos reunir Aécio Flores, coordenador de rastreabilidade da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, André Nassar, presidente executivo da Abiove, Marina Guyot, Gerente de Políticas Públicas do Imaflora e Ricardo Andrade, Assessor de Sustentabilidade e Relações Institucionais na Brazilian Leather. A moderação será feita por Marcos Jank, professor do Insper e coordenador do Núcleo Insper Agro Global.
Data/Hora
19 Ago (Seg) • 21h00 - 23h00
Entrada
Rua Quatá 300 - Vila Olímpia (Sala Jorge Paulo Lemann - 1º andar)
Estacionamento
Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia
Presidente-executivo da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais)
Coordenador do GT de Rastreabilidade da MBPS – Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e Vice Presidente da ABCAR – Associação Brasileira das Certificadoras por Rastreabilidade e Auditoria
Gerente de Políticas Públicas do Imaflora
Professor do Insper e coordenador do Núcleo Insper Agro Global
Assessor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil)