O Insper oferece dois programas de MBA: o MBA Executivo e o MBA Executivo em Finanças. Ambos compartilham disciplinas comuns, mas diferem em disciplinas específicas, carga horária, público-alvo, processo seletivo e objetivos.
O MBA Executivo é voltado para profissionais com experiência mínima de cinco anos em gestão, enquanto o MBA Executivo em Finanças é direcionado a profissionais que buscam aprofundar o conhecimento nas áreas de finanças corporativas, mercado financeiro e de capitais.
As disciplinas de ambos os cursos são realizadas em conjunto no primeiro ano. Por causa disso, ao concluir o programa escolhido, o aluno pode obter de forma mais rápida a dupla titulação, estudando apenas as disciplinas específicas do outro MBA, economizando tempo e dinheiro.
Disciplinas comuns aos dois cursos:
No segundo ano do curso, as turmas se dividem e os alunos desenvolvem as competências específicas de acordo com a área escolhida.
As disciplinas exclusivas do MBA Executivo são:
Tecnologia da Informação
Enfoca a gestão da informação e do conhecimento nas empresas, utilizando sistemas de informação para suportar processos de negócios e obter vantagens competitivas.
Fundamentos de Finanças
Aborda a ótica de risco e retorno para avaliação de negócios, buscando soluções financeiras alinhadas à estratégia do negócio para criar vantagem competitiva.
Empreendedorismo
Explora as possibilidades de carreira no empreendedorismo, incluindo criação e desenvolvimento de novas empresas ou negócios em empresas existentes, com foco na relação entre ideia e oportunidade de negócio.
Negociação Estratégica
Desenvolve a habilidade analisando os fundamentos da negociação eficaz, os diversos cenários das estratégias de negociação, bem como as formas de resolver conflitos.
Já as disciplinas próprias do MBA Executivo de Finanças são:
Finanças Corporativas
Aprofunda aspectos da gestão financeira, incluindo captação de recursos (dívida e ações) e governança corporativa para facilitar o acesso aos mercados financeiros.
Mercados Financeiros e de Capitais
Aborda estratégias e instrumentos para captação de recursos de médio e longo prazo, visando financiar as necessidades de empresas e bancos, além de análises sobre as exigências para a captação.
Derivativos e Riscos Financeiros
Explora métodos de avaliação de participações acionárias, observando expectativas de mercado, para subsidiar estratégias de investimentos em administração de carteiras e fusões e aquisições.
Avaliação de Empresas
Apresenta diversos métodos de avaliação de participações acionárias, como fluxos de caixa descontados e estimativa do custo de capital, para subsidiar estratégias de investimentos em administração de carteiras e fusões e aquisições, incluindo avaliação na entrada de novos sócios.
Os alunos dos dois cursos também precisam escolher entre uma das trilhas optativas, que possibilitam o aprofundamento em temas específicos de seu interesse. Três são oferecidas tanto para o MBA Executivo quanto para o MBA Executivo de Finanças. São elas:
Trilha Marketing Avançado
Trilha Pessoas e Liderança
Trilha de Economia Circular (Design com Propósito)
Os alunos do MBA Executivo também podem escolher entre:
Trilha Finanças Avançadas para Gestores
Já os alunos do MBA Executivo de Finanças têm outras duas trilhas disponíveis para escolher:
Trilha Finanças de Mercado
Trilha Controladoria e Combinação de Negócios (M&A)
Os dois programas têm dois anos de duração e aulas presenciais, mas a carga horária do MBA Executivo de Finanças é um pouco maior, com 584 horas/aula, enquanto o MBA Executivo tem 544 horas/aula (ainda bem acima das 360 horas exigidas pelo Ministério da Educação).
Ambos são voltados para executivos com experiência profissional superior a 5 anos, vivência em gestão e formações variadas, de áreas e setores econômicos diversos, que buscam desenvolver competências de liderança, além de aprimorar habilidades para a tomada de decisão nas organizações.
Leitura fluente em inglês e raciocínio lógico são requisitos considerados no rigoroso processo seletivo, que garante a qualificação desejada dos alunos. Da inscrição à efetivação da matrícula, o candidato passa por várias etapas.
Primeiro, ele preenche o formulário de inscrição, descrevendo todas as suas experiências profissionais de forma completa e detalhada, bem como sua formação acadêmica. Essas informações são analisadas e, se atenderem aos requisitos do programa, o candidato é convocado a realizar o Teste de Preparo em Temas Quantitativos com English Reading Test e a Entrevista de Admissão, além de apresentar duas cartas de recomendação.
Os dois programas têm como objetivos:
Reconhecidos nacional e internacionalmente, os cursos de pós-graduação lato sensu do Insper oferecem uma série de diferenciais. Entre eles, destacam-se: