O Insper e a Amazon Web Services (AWS) firmaram, no dia 14 de agosto, um acordo para fortalecer projetos e pesquisas na área de serviços de nuvem com apoio de inteligência artificial (IA) generativa. O contrato foi assinado por Guilherme Martins, presidente do Insper, e Paulo Cunha e Dave Levy, respectivamente, diretor geral e vice-presidente para o setor público da AWS no Brasil. Estavam presentes Tania Haddad, presidente do Conselho Deliberativo do Insper, Claudio Haddad, presidente da Assembleia de Associados do Insper, e integrantes da diretoria da instituição.
Nesta colaboração, a AWS vai oferecer créditos de nuvem por meio do programa AWS Cloud for Research. O suporte a estudantes, educadores e pesquisadores incentiva a criação de soluções em nuvem que possam ser replicáveis para os setores de educação e pesquisa. “O acordo com a AWS nossa capacidade de processamento para os diversos bancos de dados que temos e que estão disponíveis tanto para pesquisadores do Insper quando de outras instituições. Esta colaboração impulsiona nossa capacidade de pesquisa, fortalece nosso objetivo de estarmos sempre na fronteira do conhecimento e amplia o impacto para a sociedade do conhecimento gerado a partir do Insper”, disse Martins.
Os créditos vão permitir ainda o acesso seguro a ferramentas de pesquisa e com o auxílio dos serviços da AWS, beneficiando mais de 27.000 pesquisadores e alunos da comunidade Insper. A empresa prestará assistência consultiva para o Insper desenvolver um plano de migração de dados da escola para a nuvem. “A computação em nuvem provou-se bastante eficaz quando bem aplicada no campo científico, com utilidade em pesquisas que exijam grande capacidade de processamento de dados, como em simulações de alta complexidade”, afirmou Cunha.
Com essas novas ferramentas, o Centro de Ciência de Dados do Insper passa a se chamar Centro de Dados e IA, um espaço voltado para integrar programas de ensino, estimular pesquisa e extensão e maximizar parcerias com empresas e setor público. “Com mais recursos tecnológicos, é possível a realização de pesquisas com maior poder computacional e análise de dados”, disse André Filipe Batista, diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Insper. “Os resultados dessas pesquisas impactam diretamente a sociedade e atingem o objetivo do Insper de promover a transformação por meio de ensino e pesquisa.”
O acordo abrange também o acesso ao Programa AWS Academy — para aprimoramento das habilidades da equipe de TI e de professores e alunos — e a promoção do uso da plataforma de aprendizado online AWS Skill Builder nos cursos do Insper.
A parceria gera também hoje um novo programa de treinamento em Inteligência Artificial (IA) generativa e nuvem, focando não só em alunos de graduação e pós-graduação, mas também em ex-alunos, professores, comunidade de empreendedores, ou profissionais em todo o Brasil. O objetivo é formar 5 mil alunos até 2025.
O curso “Inteligência Artificial: Impactos nos Negócios e na Sociedade" integra o desafio AI Challenge, que é composto por curso desenvolvido pelo Insper, além de módulos de treinamento AWS e hackathon. O programa é gratuito e terá início em outubro. Ele estará disponível para pessoas acima de 18 anos, visando também alcançar jovens que possam ter suas carreiras transformadas com essa qualificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.
Os professores do Insper criaram um módulo inicial que oferece uma visão geral da IA, incluindo seu potencial, cases de sucesso, impacto no desempenho e saúde organizacional, e questões de IA responsável. Os módulos seguintes, oferecidos pela AWS, incluem o AWS Discovery Day e o AWS Cloud Practitioner Essentials, que cobrem conceitos básicos sobre a nuvem AWS e seus recursos, além do módulo Generative AI Foundations, focado em IA generativa. O curso será oferecido sob demanda e termina com um evento ao vivo de conclusão e entrega de certificados.
Os participantes terão acesso também a um hackathon com temáticas desenvolvidas pela Fundação Lemann e pela Fundação Itaú, apoiadores da iniciativa. Ao todo, o desafio durará dois meses e, ao final, os participantes receberão uma Certificação de IA Generativa. Além disso, concorrerão a premiações que incluem vouchers exclusivos para obter a nova certificação AWS AI Practitioner, para quem quiser se aprofundar e se capacitar ainda mais na tecnologia do momento.