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O Insper sediou, entre 2 e 4 de outubro, o primeiro evento regional da revista acadêmica Industrial Marketing Management (IMM) na América do Sul. O encontro reuniu cerca de 40 especialistas, entre acadêmicos e profissionais do mercado, para discutir as últimas tendências e desafios do marketing B2B. A iniciativa, organizada pelos professores Carla Ramos e Danny Pimentel Claro, teve como objetivo fortalecer a colaboração entre a academia e a indústria, promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

 

A professora Carla Ramos destacou a importância do evento para a construção de pontes entre os dois mundos. “O balanço do evento superou nossas expectativas, com feedback extremamente positivo dos participantes. A troca de ideias entre acadêmicos e executivos foi essencial para fortalecer as redes de pesquisa e gerar projetos de colaboração”, disse.

 

O destaque do primeiro dia do evento foi uma mesa-redonda que reuniu executivos e acadêmicos, com representantes da Suzano e do Grupo Boticário. “Essa interação foi muito rica e mostrou como a academia e o setor empresarial podem colaborar para solucionar desafios práticos”, apontou Carla. Nos dois dias seguintes, foram apresentados 20 trabalhos acadêmicos de 13 países. As sessões contaram com um formato inovador, com 30 minutos por apresentação, incluindo 15 minutos para discussão, o que permitiu um feedback valioso para os pesquisadores.

 

O professor Danny Claro destacou que o summit foi fundamental para consolidar a área de marketing B2B na América Latina. “O evento promoveu uma forte aproximação entre a academia e a prática, permitindo que acadêmicos e profissionais compartilhassem conhecimentos e experiências. Além disso, fomentou a consolidação de uma rede de pesquisadores na região, incentivando colaborações futuras e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas relevantes para o contexto latino-americano”, afirmou o professor.

 

Com a participação de pesquisadores de diversos países, o evento apresentou uma rica diversidade de estudos de ponta em marketing B2B.  “Durante o evento, as apresentações permitiram que os autores recebessem valiosas sugestões para avançar com suas pesquisas, o que eleva a qualidade e a visibilidade das pesquisas realizadas”, destacou Danny.

 

Trabalhos de alto nível

 

Industrial Marketing Management (IMM) é a principal revista acadêmica mundial sobre marketing industrial e empresarial. A revista publica pesquisas de ponta de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, com o objetivo de ajudar empresas a melhorar seu desempenho e produtividade. O editor da revista, Adam Lindgreen, celebrou o sucesso do evento no Insper. Um dos pontos altos, segundo ele, foi o workshop que promoveu a colaboração entre acadêmicos e profissionais para abordar desafios enfrentados no mercado, explorando como a pesquisa acadêmica pode gerar valor para a sociedade. “Foi um prazer ver o entusiasmo com que todos se engajaram nesse desafio”, disse.

 

Lindgreen disse ter ficado “extremamente satisfeito” com os resultados do evento. “A qualidade dos trabalhos apresentados foi de altíssimo nível”, afirmou. “Devemos também elogiar muito nossos coorganizadores locais, Carla e Danny, assim como todo o Insper. Não poderíamos ter pedido colegas melhores para trabalhar. Agora, estamos ansiosos para o próximo summit regional na América do Sul.”

 

A mesa-redonda entre acadêmicos e executivos foi um dos momentos mais destacados pelos participantes. “Foi muito bacana para entender mais sobre a realidade e dúvidas dos profissionais acadêmicos”, disse José Luiz Ronchetti Filho, vice-presidente de canais B2 do Grupo Boticário. “Houve uma troca muito rica para construir uma agenda positiva de maior estreitamento na colaboração entre a área acadêmica e executivos de empresas.” 

 

Guilherme Dabdab, gerente geral executivo na fabricante de celulose e papéis Suzano, também ressaltou a necessidade de uma interação mais profunda entre a academia e a indústria. “A oportunidade de participar da mesa-redonda não apenas nos permitiu compartilhar as iniciativas da Suzano em marketing B2B e estratégias de go-to-market, mas também nos ajudou a compreender como podemos potencializar essas ações por meio de parcerias com o mundo acadêmico”, afirmou.

 

Em sua palestra, o keynote speaker Christopher Plouffe, professor da University of Tennessee at Chattanooga (UTC), abordou a crescente importância da pesquisa em marketing para a tomada de decisões estratégicas. Ele destacou a necessidade de priorizar projetos que gerem insights relevantes para as empresas e compartilhou dicas práticas para otimizar a gestão de projetos de pesquisa. 

 

Para Plouffe, o evento no Insper “exibiu o que tantas vezes falamos — mas raramente realizamos — em marketing, que é colocar acadêmicos e profissionais para trabalharem realmente juntos, ouvindo e aprendendo uns com os outros”. No geral, Plouffe resumiu assim sua percepção sobre o summit: “O evento foi excelente, do início ao fim. Ele apresentou o Insper e seu corpo docente, funcionários e instalações como uma escola de negócios verdadeiramente de classe mundial”.

 

Durante o evento, foi realizado um workshop sobre desenvolvimento de artigos acadêmicos. Adriana Luri Minami, ex-aluna do Mestrado Profissional em Administração (MPA) do Insper, participou da oficina e destacou sua importância para a resolução de desafios práticos. “O evento me proporcionou uma abordagem científica para solucionar um problema do meu negócio. Já discuti a aplicação dessas novas ferramentas com minha sócia e vamos utilizá-las em nossas próximas entrevistas com clientes”, disse Adriana, cofundadora da AMAI, empresa que comercializa absorventes de algodão orgânico.

 

Outro participante da oficina, Fábio Duran, CEO da agência de marketing 8D Hubify, expressou seu entusiasmo com o mundo acadêmico, que é novo para ele. “É muito importante e valioso trocar conteúdo e conviver com mentes tão brilhantes. Volto para casa cheio de insights para aplicar e melhorar o desempenho da minha empresa”, afirmou Duran, que também é ex-aluno do MPA e ganhou o prêmio de melhor paper do evento, ao lado de Marcos Severo, Giuliana Isabella e Colin Gabler. 

 

O trabalho premiado trata de uma aplicação da inteligência artificial no marketing B2B: “How AI leverages lead generation with instant messaging apps: Chatbots versus Landing Pages in the B2B customer journey”. “Ficamos muito felizes que o prêmio de melhor artigo tenha ficado no Insper”, comentou a professora Carla, explicando que a escolha foi feita exclusivamente pelos editores da Industrial Marketing Management, sem a participação dos professores da escola. Ela ressaltou também que a revista deverá publicar uma edição especial com os melhores artigos apresentados durante o evento.

 

Em termos de resultados, o summit gerou diversas oportunidades de colaboração internacional. Carla citou convites para novos projetos em parceria com instituições renomadas como a Copenhagen Business School e a Texas A&M University. “A qualidade do evento impressionou os professores, que demonstraram grande interesse em pesquisas conjuntas”, disse a docente do Insper. Além disso, o summit resultou na criação do capítulo latino-americano do Global Sales Science Institute, fortalecendo a rede de pesquisadores da região.

 

O professor Danny destacou que a realização do summit reforçou a posição do Insper na comunidade internacional de marketing B2B. “Com dois professores da casa ativamente envolvidos em pesquisa em marketing B2B, o evento fortaleceu ainda mais a importância dessas pesquisas para a comunidade do Insper, atraindo a atenção de pesquisadores e profissionais de todo o mundo”, afirmou.



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