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Os desafios da logística na América Latina serão tema do evento MIT SCALE Network Academic Workshop, que será realizado pela primeira vez no Insper, entre 23 e 26 de março. A escola faz parte do grupo que reúne pesquisadores de logística da América Latina e Caribe ligados ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e receberá nomes importantes da região para debater as principais tendências e inovações da área.

 

Antes mesmo dos três dias de programação, os participantes, pesquisadores, professores e representantes de centros de inovação farão uma visita ao centro de São Paulo para conhecer algumas particularidades da cidade. Eles serão guiados por Vinicius Picanço Rodrigues, professor assistente do Insper e pesquisador afiliado do Emerging Market Economies Logistics (EMeL) Lab no MIT, e André Duarte, professor e pesquisador do Insper.

 

Durante o evento, os professores do Insper também serão responsáveis por conduzir o grupo em temas comuns na região em dois painéis sobre desafios logísticos e a importância do governo e das empresas na resolução dos problemas, além de discutir métodos de financiamento para pesquisas sobre o tema. O encontro terminará no dia 26 de março com uma visita ao Porto de Santos, onde serão debatidas as operações logísticas em favelas.

 

O tópico, aliás, é um dos focos dos trabalhos dos professores do Insper. Ambos são responsáveis pelo estudo “Acesso a alimentos frescos em áreas urbanas vulneráveis: um estudo classificatório das favelas e dos estabelecimentos formais de São Paulo”, publicado em 2024. 

 

O estudo argumenta que a questão logística vai muito além da entrega de produtos e influencia diretamente as escolhas alimentares dos indivíduos. Segundo os pesquisadores, áreas urbanas vulneráveis, como favelas, podem desencorajar o consumo de alimentos frescos e nutritivos, especialmente devido às dificuldades de infraestrutura necessária para garantir a chegada desses produtos a tais locais.

 

No levantamento, eles apontam que, das 1.701 favelas da cidade de São Paulo, apenas 271 contam com estabelecimentos alimentares formalmente cadastrados. As comunidades de maior porte e com melhor infraestrutura urbana tendem a oferecer um ambiente alimentar mais favorável ao acesso a alimentos frescos. Os resultados sugerem que investir em infraestrutura urbana pode ampliar esse acesso nessas áreas.

 

Em outro estudo, de André Duarte, Flávio Macau, Cristiano Flores e Silva e Lars Meyer Sanches, publicado em 2019 sob o título “Entrega de última milha para a base da pirâmide nas favelas brasileiras”, os pesquisadores abordam as dificuldades logísticas nas comunidades brasileiras — problema comum em todas as periferias das grandes cidades da América Latina.

 

O trabalho aponta que a entrega de última milha (LMD) para favelas permite que uma parcela maior de consumidores da base da pirâmide tenha acesso a uma gama maior de produtos e oportunidades de trabalho, contribuindo para sua inclusão social. Além disso, afirma que o modelo encoraja as empresas a questionarem suas práticas atuais, aprendendo com experiências efetivas de LMD implementadas por empresas bem-sucedidas. “O foco desses trabalhos é promover essa troca de experiências, e o encontro do grupo do MIT é um importante espaço para isso”, diz André Duarte. 

 

A rede criada pelo MIT faz parte de uma iniciativa elaborada para aumentar a percepção sobre cadeias de suprimentos globais e conta com centros de pesquisa afiliados na Ásia, África, Europa e América Latina e Caribe. A MIT Global Supply Chain and Logistics Excellence (SCALE) Network  busca debater e enfrentar desafios logísticos específicos de cada região.

Cerca de 40 especialistas devem participar do evento no Insper, abordando temas como tecnologias emergentes, o crescimento de pequenos varejos em grandes centros urbanos, operações humanitárias, sustentabilidade, transformação digital e novas metodologias de ensino para logística e gestão da cadeia de suprimentos. 



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