Realizar busca


A nova temporada do reality show de empreendedorismo Shark Tank conta com uma empresa fundada por alunos do curso de Administração do Insper. A Dot Energy se destacou ao ser avaliada pelos empresários do programa por R$ 1,5 milhão apenas dois meses após sua fundação.

 

Os fundadores da Dot Energy são Camila Uchôa Bevilacqua, 22 anos, e Eric Parizotto Camargo de Araujo, 20 anos, que ainda estão finalizando a graduação de Administração, e Lucas Montes Dib, 24 anos, que se formou no Insper em 2022. O trio criador da primeira bala energética do Brasil foi recebido pelos chamados tubarões, os empresários José Carlos Semenzato, Sergio Zimerman, Carol Paiffer e Monique Evelle. O time também é composto por convidados como Caito Maia e Alexandra Casoni.

 

“A experiência foi incrível. Não imaginávamos que, com apenas dois meses de criação da empresa, estaríamos no programa. Por isso, nem havíamos considerado a ideia de nos inscrever. Quando o casting do reality entrou em contato ficamos surpresos. Nós nos inscrevemos, passamos no processo seletivo e, antes que percebêssemos, estávamos frente a frente com os tubarões”, conta Camila.

 

A Dot Energy nasceu de uma observação dos fundadores, que se conheceram na empresa júnior do Insper e perceberam o aumento do consumo de produtos energéticos entre os alunos. “Notamos que, além do café e das latas de energéticos, os estudantes estavam consumindo produtos alternativos, como energéticos à base de matchá e chás cafeinados, e fazendo uma migração dos produtos mais tradicionais. Por isso, começamos a pesquisar entre os alunos esse fenômeno”, diz Eric.

 

Com a hipótese e as pesquisas em mãos, os empreendedores notaram que o foco estava em três pilares: a quantidade de energia, o sabor e a praticidade. Percebendo a oportunidade, os alunos começaram a estudar soluções que fossem mais saudáveis, saborosas e práticas do que os métodos tradicionais de cafeína. “Observamos o mercado americano e encontramos as pastilhas energéticas. Trouxemos o formato, realizamos testes para entender a aceitabilidade do produto no mercado nacional, mas notamos que esse produto não tinha o toque do brasileiro”, diz Eric.

 

Foi então que os empreendedores resolveram tropicalizar a ideia. Contaram com ajuda de um investidor-anjo e contrataram uma consultoria de alimentos para desenvolver o produto com um gosto mais refrescante, com um apelo de bala e não de suplemento. 

 

Assim nasceu a primeira bala energética do Brasil. O produto, no sabor menta, tem conquistado consumidores. Duas balas contêm a mesma quantidade de energia de uma lata de energético tradicional.  São 80 miligramas de cafeína, 600 miligramas de taurina, vitaminas B6 e B12 — cada pastilha tem apenas seis calorias e zero açúcar. “Criamos um produto voltado para entregar foco e energia, de forma rápida e prática. Temos observado alta aceitação entre universitários”, diz Eric. 

Os alunos Eric Parizotto Camargo de Araujo, Lucas Montes Dib e Camila Uchôa Bevilacqua com seus novos sócios, os empresários Caito Maia e Monique EvelleOs alunos Eric Parizotto Camargo de Araujo, Lucas Montes Dib e Camila Uchôa Bevilacqua com seus novos sócios, os empresários Caito Maia e Monique Evelle

 

A ideia do trio de empreendedores foi apresentada no reality e recebeu proposta de quatro dos cinco empresários que participavam da nona edição, que começou a ser transmitida pelo YouTube a partir de 16 de setembro e estreia no Sony Channel em de 4 de outubro.

 

A Dot conseguiu captar R$ 300 mil por 20% da empresa e agora conta com novos sócios: os empresários Caito Maia e Monique Evelle, que vão ajudar no movimento de expansão da empresa pelo Brasil. 

 

“Receber a validação do produto é muito importante. Com a ajuda dos novos sócios, vamos começar a expandir e entender a demanda de farmácias, conveniências, restaurantes, escritórios e faculdades”, afirma Eric.

 

Para os alunos, o bom desempenho no Shark Tank vai ajudar a alavancar os números da empresa. “Todos nós estávamos com batimentos cardíacos acima de 160 por minuto. Foi emocionante participar desse programa e conhecer pessoas que podem ajudar a levar a Dot para outro patamar”, afirma Camila. 

 

Ao longo das oito edições do programa, a Sony Pictures Television recebeu mais de 15.900 inscrições de empreendedores espalhados por todo país e exibiu 110 episódios com empreendedores, que fizeram mais de 450 pitches em oito temporadas. 

 

Ecossistema de empreendedorismo

A Dot Energy nasceu de um encontro dos alunos, que se conheceram na empresa de consultoria da faculdade, o Insper Jr. “O ambiente do Insper foi fundamental para a idealização da Dot. A cultura dos alunos que estavam sempre engajados em discussões sobre negócios e em uma busca incessante por soluções desempenhou um papel crucial na validação do nosso produto”, diz Lucas.

 

Segundo os alunos, o Hub de Empreendedorismo e Inovação Paulo Cunha do Insper os apoiou em cada etapa, ajudando a transformar as ideias em um plano de ação concreto. Além disso, eles mencionam que a Liga de Empreendedores do Insper foi essencial para proporcionar a validação da ideia com ajuda de mentores e facilitando conexões valiosas no mercado. 

 

“Nós mantemos um ecossistema de empreendedorismo dentro do Insper, que, muitas vezes é o responsável pelo primeiro contato dos alunos com esse desejo de empreender. Os fundadores da Dot souberam fazer essa caminhada explorando as oportunidades dentro da escola para alavancar o negócio”, diz Flavia Piazza, coordenadora de desenvolvimento internacional e líder da trilha de empreendedorismo do Insper. “Ter esse apoio inicial, inclusive para a validação da ideia, ajuda a fazer a mágica acontecer, mas o comprometimento dos alunos, com certeza, contou muito”, afirma. 

Centros de Conhecimento

Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha




Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade