O Financial Times, um dos mais prestigiados veículos de imprensa especializados em economia e negócios, reconheceu o Insper como uma das 20 melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking de Educação Executiva divulgado pelo jornal britânico no domingo, 1º.
Neste ano, os cursos abertos do Insper alcançaram a inédita 17ª colocação global — um expressivo avanço de 14 posições em relação ao ano anterior — entre 85 instituições avaliadas. Já os cursos customizados figuraram na 58ª posição, em uma lista que avalia 95 instituições de ensino de excelência espalhadas por todo o mundo.
“O avanço em cursos abertos reflete o esforço para adaptar conteúdos e formatos às demandas atuais do mercado, combinando rigor acadêmico e aplicação prática”, afirma Rina Xavier Pereira de Menezes, coordenadora executiva de Educação Executiva do Insper.
Com o resultado, o Insper permanece como uma das melhores escolas de economia e negócios do Brasil, tanto na oferta de programas abertos quanto nos cursos customizados. O resultado consolida, mais uma vez, a escola como um protagonista global no campo da educação executiva, combinando excelência acadêmica, inovação pedagógica e forte conexão com as demandas do mercado.
“O sucesso reflete também nosso foco na experiência do aluno e na promoção da aprendizagem, garantindo que profissionais em diferentes estágios de carreira tenham a melhor oportunidade possível de desenvolvimento”, diz Rina.
Entre escolas da América Latina, os cursos abertos do Insper alcançaram a terceira colocação, enquanto os programas customizados posicionaram a instituição em quarto lugar na região.
O Insper integra, desde 2009, o grupo de escolas listadas no ranking do Financial Times. Este ano, a lista conta com nomes de referência internacional como University of Oxford, no Reino Unido e HEC Paris, na França.
Para integrar o ranking, as escolas precisam possuir acreditações internacionais. O Insper faz parte de um restrito grupo — aproximadamente 1% das escolas de negócios do mundo — que possui a chamada Triple Crown: certificação simultânea das três principais acreditadoras globais — AACSB, AMBA e EQUIS. Esta última, considerada uma das mais rigorosas acreditações internacionais, foi renovada em maio por mais três anos, evidenciando o compromisso do Insper com a excelência acadêmica e o aprimoramento contínuo.
A avaliação do Financial Times se baseia em critérios como o formato e a estrutura dos cursos, a qualidade dos materiais didáticos, as competências adquiridas pelos participantes, a excelência do corpo docente e os resultados alcançados pelos programas. O processo é amplamente baseado em percepções externas, por meio de respostas de alunos e clientes corporativos que passaram pelos programas.
O portfólio de educação executiva do Insper contempla mais de 135 cursos de curta e média duração, cuidadosamente desenhados para potencializar talentos em todas as fases da carreira, do nível trainee ao C-level.
Os programas abrangem diversas áreas de conhecimento como estratégia, finanças, operações e logística, marketing e inovação, gestão de pessoas, liderança, negociação, sustentabilidade, gestão de projetos, direito, políticas públicas e relações governamentais.
Enquanto os programas abertos atendem profissionais interessados em se aprofundar em temas variados, os programas customizados são concebidos sob medida para atender às demandas específicas de empresas.
Neste último caso, o Insper realiza um minucioso diagnóstico das necessidades e desafios enfrentados pelas organizações, levando em conta aspectos como cultura, processos e objetivos estratégicos.
O resultado é uma experiência de aprendizagem personalizada, que promove o desenvolvimento de lideranças alinhadas aos desafios específicos de cada instituição e permite uma avaliação conjunta sobre a eficácia do programa, tanto do ponto de vista dos executivos quanto das empresas.