Criado em 2021 como parte de uma iniciativa da professora Camila Boscov, o Blog de Cont é um projeto contínuo mantido por alunos do segundo semestre dos cursos de Administração e Economia do Insper. A proposta nasceu com o objetivo de tornar os conceitos de contabilidade mais acessíveis e compreensíveis — não apenas para os próprios alunos da instituição, mas também para o público externo, por meio de uma linguagem simples, prática e digital.
“Criei o Blog de Cont em parceria com alguns alunos da graduação, e todo semestre vamos atualizando o blog com novos integrantes — sempre voluntários, alunos do segundo semestre que cursam a minha disciplina de contabilidade financeira”, explica a professora Camila.
Hoje, o blog é mais do que um canal de apoio às aulas. Ele se transformou em uma ferramenta de divulgação e educação contábil, com conteúdo multiplataforma. São utilizadas redes sociais como Instagram, LinkedIn, Spotify e TikTok para alcançar diferentes perfis de público e formas de aprendizado.
“Nosso objetivo é disseminar o conteúdo de contabilidade financeira para os mais diversos públicos, não apenas alunos do Insper, mas também estudantes de fora. Produzimos conteúdos que revisam a matéria, fazemos posts sobre temas que aparecem nas provas, quizzes interativos nos stories...”, explica a professora Camila. “Até mesmo ex-alunos continuam acompanhando o blog. É uma forma de manter o conteúdo sempre vivo e presente, mesmo depois do fim da disciplina.”
Atualmente no segundo semestre de Administração, Mariana Gomi é uma das alunas envolvidas no projeto. Ela explica que o blog se renova a cada semestre, com novas equipes de estudantes assumindo a criação e gestão dos conteúdos. “A ideia é que os próprios alunos administrem as redes sociais do blog, criando postagens, resumos, vídeos e áudios explicando conceitos de contabilidade de forma didática”, diz Mariana.
Para ela, o Blogdecont vai além do apoio à disciplina: “Participar do blog é importante não só para quem consome o conteúdo, mas também para quem produz. Para fazer uma postagem, o aluno precisa estudar, pesquisar, entender o conceito. Isso se transforma em uma forma muito eficiente de aprendizado”.
Mariana destaca ainda o papel do blog em quebrar estigmas sobre a contabilidade: “A contabilidade ainda é vista por algumas pessoas como uma matéria difícil, monótona, mas o blog mostra que ela está muito mais presente no nosso dia a dia do que parece — especialmente no mundo dos negócios e da economia”. Ela diz que o blog de contabilidade busca mudar essa imagem, tornando o assunto mais leve e aplicável, com conteúdo diário, como quizzes interativos e vídeos curtos. Dessa forma, o aluno nem sente que está estudando — vai aprendendo aos poucos, de forma natural.
Essa experiência prática e colaborativa também tem sido marcante para outros alunos participantes da iniciativa. Henrique Rocha Lima, também aluno de Administração, afirma: “O Blog de Cont me permitiu aprofundar ainda mais os conteúdos aprendidos em sala. Precisei explicar os conceitos para outras pessoas por meio dos posts, e isso me ajudou bastante a fixar o conteúdo e os inúmeros termos do semestre. Além disso, me deu uma noção de como lidar com demandas semanais, algo que certamente vai me ajudar no mercado de trabalho”.
Para Maria Eduarda Grande Casarotti, outra aluna do curso de Administração, a atuação no Instagram trouxe um impacto além da sala de aula: “O Instagram do blog consegue atingir proporções que vão muito além dos alunos do Insper. Alcança estudantes de outras faculdades ou até mesmo pessoas que têm interesse no conteúdo, mas não estão totalmente inseridas nesse ambiente. É gratificante compartilhar conhecimento e se manter atualizado sobre contabilidade”.
A aluna Marina Moretti Alva, também de Administração, destaca a evolução pessoal que vivenciou com o projeto: “Como tenho muito interesse em redes sociais, ajudar nas postagens do Instagram e ficar de olho nas atividades do Spotify tem sido gratificante para mim e tem me ajudado a perder um pouco do bloqueio com as redes sociais, já que sou uma pessoa meio tímida. Os grupos são bem-organizados e a professora Camila é muito prestativa e paciente com os alunos”.
Danilo Azzem João de Lima, estudante de Ciências Econômicas, conta que atuar como voluntário do blog tem sido uma tarefa divertida: “Gerenciar o podcast do blog demanda muita atenção aos áudios e a área é superativa. Durante essa prática voluntária, desenvolvi competências relacionadas à catalogação de arquivos, gerência de prazos e organização do blog. Tem sido uma tarefa muito legal e sinto que até poderia continuar participando mesmo depois de passar pela disciplina, mesmo sabendo que não é possível”.
O grupo atual conta com 13 membros ativos, divididos entre as diferentes frentes do projeto — Instagram, LinkedIn, Spotify e TikTok.
“Hoje o aluno é uma geração que gosta de redes sociais, se informa por elas. E contar com os voluntários também é algo muito bom, porque há uma troca intergeracional. Eles aprendem o meu conhecimento de contabilidade, e eu aprendo com eles recursos de informática, como fazer as artes, as postagens, usar tecnologia. É uma experiência bem interessante de troca entre todos os participantes”, conclui a professora Camila.
Ao final, o Blogdecont reafirma sua proposta inicial: unir educação e inovação para transformar a forma como a contabilidade é percebida e aprendida. A cada semestre, novos alunos assumem o projeto, levando adiante o propósito de uma contabilidade mais clara, acessível e conectada com o presente.