Não há filtros disponíveis para os resultados
O Insper firmou uma parceria inédita com a Faculdade de Direito da Universidade de Notre Dame, uma das mais renomadas dos Estados Unidos. O acordo prevê intercâmbio de alunos e professores, colaboração em pesquisas e realização de eventos em conjunto, reforçando o compromisso do Insper com uma formação jurídica de excelência internacional.
“Essa parceria tem dois aspectos muito relevantes: primeiro, o impacto direto para os alunos, e segundo, a troca acadêmica entre professores, com intercâmbio de docente e pesquisas conjuntas”, explica a professora Flavia Piazza, coordenadora de Desenvolvimento Internacional do Insper.
“Já temos um professor de Notre Dame (Paul Miller) confirmado para lecionar no Insper em 2026, assim como um professor do Insper (Rafael Belem de Lima) que viajará para lá no próximo ano.” Além disso, está prevista a organização de uma conferência sobre pesquisa jurídica, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições.
Em 10 de março, o Insper recebeu o professor G. Marcus Cole, diretor da Notre Dame Law School, para uma mesa-redonda com a comunidade acadêmica e o público externo. O encontro discutiu os desafios e as oportunidades trazidos pelas mudanças tecnológicas no mercado jurídico global e marcou a celebração da assinatura do acordo.
Segundo o professor Pedro Cantisano, a Notre Dame Law School realizou um rigoroso processo de seleção para definir seus parceiros no Brasil, escolhendo apenas duas instituições: uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. No caso do Insper, a decisão veio após uma visita do diretor de programas internacionais de Notre Dame, que avaliou o curso, os projetos acadêmicos e a interdisciplinaridade do Insper.
“Eles ficaram impressionados com a forma como integramos o Direito a outras áreas, como Ciência de Dados, algo ainda pouco comum na formação jurídica tradicional”, ressalta Cantisano. Esse diferencial impressionou a equipe de Notre Dame, levando a novas reuniões e à deliberação final que confirmou o Insper como parceiro exclusivo em São Paulo. Segundo Cantisano, além de ser selecionado, o Insper também escolheu Notre Dame pela sua relevância internacional.
Entre os benefícios práticos da parceria, Cantisano destaca o intercâmbio de alunos e professores. “Nossos alunos poderão passar um semestre em Notre Dame, uma oportunidade valiosa para a formação acadêmica e profissional. Ele ressalta também a troca de docentes dentro de um programa mais amplo de colaboração acadêmica.
O professor Ivar Hartmann, que visitou o campus da Universidade de Notre Dame em outubro de 2023 e participou das reuniões iniciais que culminaram com a assinatura da parceria, ressalta a relevância do acordo. “Rafael Belem dará aulas de Direito Constitucional para alunos de Notre Dame como professor visitante — não apenas como pesquisador visitante. E essa participação será financiada pela própria universidade americana, o que reforça o prestígio do nosso corpo docente.”
Fundada em 1842, a Notre Dame é uma universidade privada católica localizada em South Bend, no estado de Indiana. Hartmann destaca que a Notre Dame Law School ocupa uma posição de destaque no cenário jurídico acadêmico internacional — de acordo com o ranking da U.S. News & World Report, o mais utilizado nos Estados Unidos para avaliar faculdades de Direito, a Notre Dame ficou empatada na 20ª posição em 2024, entre mais de 100 instituições daquele país que figuram no ranking.
A partir do sétimo semestre, os alunos de Graduação em Direito do Insper poderão cursar disciplinas em Notre Dame, aproveitando os créditos para sua graduação no Brasil. Além disso, terão a possibilidade de utilizá-los para ingressar no programa de LL.M. (Master of Laws) da universidade americana.
“A estrutura curricular do Insper facilita esse tipo de intercâmbio”, explica Hartmann. “Diferentemente da maioria das faculdades de Direito no Brasil, que têm cinco anos de disciplinas obrigatórias, o Insper organiza sua grade de forma que, a partir do sétimo semestre, os alunos possam cursar disciplinas eletivas. Isso permite que um semestre no exterior não atrase a conclusão do curso.”
Sobre as diferenças entre os sistemas jurídicos do Brasil e dos Estados Unidos, Hartmann comenta: “Apesar das diferenças, há muitos princípios comuns em áreas como Direito Constitucional, Tributário e Empresarial. E a experiência internacional pode ser um diferencial tanto para quem deseja atuar globalmente quanto para aqueles que seguirão carreira no Brasil.”
O professor Cantisano destaca outras vantagens: o contato com um sistema jurídico influente no cenário global, a oportunidade de estudar com um corpo docente altamente qualificado e o fortalecimento do currículo para quem deseja cursar um LL.M. nos Estados Unidos.
O professor Diego Werneck Arguelhes ressalta que essa parceria demonstra um novo interesse da universidade na região. “A Universidade de Notre Dame tem uma ligação histórica com a América Latina, mas sua Faculdade de Direito, até agora, não estava tão engajada com essa conexão. Para nós, é muito relevante fazer parte desse grupo inicial de parceiros.”
Outro aspecto importante da colaboração é a possibilidade de trazer novas perspectivas para o estudo do Direito. “Nos Estados Unidos, as faculdades de Direito costumam ter um foco muito interno, pois fazem parte de um mercado jurídico altamente institucionalizado e competitivo. Mas, nas últimas três décadas, as melhores escolas passaram a olhar cada vez mais para fora. Isso as diferencia das escolas com reputação mais local. O interesse da Notre Dame em se conectar com o Insper e com outras instituições estrangeiras reflete essa abertura para um debate mais globalizado sobre temas jurídicos.”
Além do intercâmbio na graduação, a parceria pode abrir portas para alunos interessados em avançar seus estudos no exterior. “A Notre Dame recebe muitos estudantes estrangeiros para programas como o LL.M. e também possui um doutorado em Direito”, dia Arguelhes. “No futuro, conforme a colaboração se fortalecer, essa conexão pode facilitar o ingresso de alunos do Insper nesses programas, especialmente para aqueles com interesse em direitos humanos. É, sem dúvida, um excelente lugar para esse tipo de formação.”
Atualmente, o Insper mantém mais de 130 parcerias internacionais. “Nos últimos anos, nosso foco tem sido qualificar essas colaborações, com programas como os progressive degrees, que permitem aos alunos continuarem seus estudos no exterior”, diz a professora Flavia Piazza.
Na área de Direito, além de Notre Dame, o Insper mantém acordos semelhantes para LL.M. com Temple University, Fordham University, University of Southern California e Chicago-Kent College of Law. “A parceria com Notre Dame vai além, ao envolver também, desde o início, o intercâmbio de professores e pesquisas conjuntas”, conclui.