O Insper abriu o processo seletivo para o NextGen Academic Pathways Program 2026, que oferece uma vaga para o Pathways to Research and Doctoral Careers (PREDOC), programa de pré-doutorado na Universidade Columbia (Estados Unidos). Até 14 de setembro, alunos e recém-formados do Insper podem se inscrever para um estágio de pesquisa com os professores José Alexandre Scheinkman e Harrison Hong. A pessoa selecionada assinará um contrato de 18 ou 24 meses como assistente de pesquisa em tempo integral, com início previsto em agosto de 2025 ou janeiro de 2026.
Para participar deste novo programa, é preciso ter previsão de conclusão em qualquer curso de graduação do Insper até julho deste ano ou ter se formado na graduação depois de julho de 2024. O formulário de inscrição está disponível neste link, na aba Editais.
Scheinkman e Hong lideram pesquisas interdisciplinares voltadas à compreensão dos impactos econômicos das mudanças climáticas e ao desenvolvimento de soluções baseadas em evidências para mitigação e adaptação. O estudo de Scheinkman busca desenvolver e aplicar modelos quantitativos para avaliar o potencial de mitigação das mudanças climáticas e de preservação da biodiversidade em ecossistemas de floresta tropical, com ênfase na Floresta Amazônica. Por sua vez, a pesquisa de Hong concentra-se na modelagem, estimativa e gestão dos riscos associados a eventos climáticos extremos sobre o crescimento econômico de países, em um contexto de mudanças climáticas globais.
A participação de estudantes no PREDOC é possível graças ao apoio da Fundação Haddad, que forneceu os recursos financeiros para viabilizar a abertura do edital. A remuneração anual prevista do assistente de pesquisa é de 62.000 dólares. A vaga inclui benefícios como a possibilidade de participação no plano de saúde da Universidade Columbia e desconto de 35% na matrícula em cursos da instituição.
Segundo o professor Bruno Varella Miranda, pré-doutorados têm se tornado uma espécie de atalho para estudantes interessados em seguir a carreira acadêmica. “Trata-se de um caminho com vantagens interessantes: ao permitir um contato direto com pesquisas de alto nível, pode garantir uma excelente carta de recomendação”, diz Miranda. “Ademais, a inserção na rotina de um grupo de pesquisa dá ao aluno a possibilidade de refletir sobre a trajetória profissional que está buscando.”
Durante o PREDOC, o assistente de pesquisa aprofunda conhecimentos em métodos quantitativos, econometria e modelagem computacional, além de desenvolver habilidades analíticas e de redação acadêmica e colaborar diretamente com professores de Columbia. O programa oferece uma programação complementar de seminários, oficinas e apoio no processo de candidatura a programas de doutorado. A experiência é recomendada para aqueles que pretendem seguir carreira acadêmica nas áreas de economia, finanças, ciência de dados aplicada, ciência política e áreas afins.
O modelo do pré-doutorado na Universidade Columbia é similar ao de outras universidades dos Estados Unidos. Na área de economia, o Insper oferece outras duas vagas por meio do Haddad Research Professionals Program, fruto de uma parceria entre o Becker Friedman Institute for Economics (BFI), da Universidade de Chicago, e a Fundação Haddad. O programa, que permite aos estudantes conduzir todas as etapas de uma pesquisa acadêmica, também abriu edital de seleção para 2026. O edital está disponível neste link, na aba Editais.