Quando educação e empreendedorismo se encontram, histórias extraordinárias ganham vida. O recém-lançado livro Haja Luz comprova isso ao narrar a trajetória que levou um jovem do interior de Minas Gerais a fundar e vender a Vitta, startup do setor de saúde, para a empresa de meios de pagamentos Stone em 2020. Em um gesto de gratidão, o autor João Alkmim, ex-bolsista do Insper e da Fundação Estudar, decidiu destinar toda a renda da obra para os programas de bolsas dessas instituições, que foram alicerces fundamentais de sua jornada.
“Eu provavelmente estaria ainda em Uberlândia se não existisse o Programa de Bolsas do Insper e se não existisse a Fundação Estudar”, revela Alkmim, hoje com 29 anos. “Eu era um jovem de classe média que jamais teria condições de me mudar para São Paulo e estudar no Insper. Devo tudo a esses dois programas”, afirma o empreendedor, que cursou a graduação em Administração no Insper entre 2014 e 2016. Hoje contribui para o Programa de Bolsas da escola e faz parte do grupo Embaixadores Alumni.
O evento de lançamento do livro, realizado no Insper em 29 de novembro, contou com a presença de duas figuras emblemáticas do empreendedorismo brasileiro: Jorge Paulo Lemann, fundador da 3G Capital e da Fundação Estudar, e André Street, cofundador da Stone. Ambos são considerados por Alkmim como suas maiores inspirações empresariais.
Sobre Lemann, Alkmim diz se tratar de “um grandioso empresário que começou do zero e, com muita humildade e trabalho arduíssimo, conseguiu se tornar uma referência global empresarial”, servindo como exemplo de visão de longo prazo. Já André Street teve papel fundamental na trajetória de Alkmim, atuando como mentor desde os tempos de faculdade. “O André é uma pessoa de coração enorme, que me ajudou muito, me levou para viajar, me ensinou, gastou um tempo comigo que eu jamais poderia retribuir. Ele foi um verdadeiro professor para mim.”
O título Haja Luz reflete a profunda conexão do autor com sua fé. “Para mim, Deus é o maior criador e o maior empreendedor de todos. Ele é tão empreendedor que, apenas ao dizer algo, faz com que isso passe a existir”, explica Alkmim, ao revelar a inspiração por trás do nome do livro.
A obra não se limita a contar a história da Vitta, empresa que inovou no setor de saúde no Brasil com seu modelo de gestão de planos de saúde corporativos. Alkmim compartilha estratégias para iniciar, desenvolver e vender um negócio, além de abordar os erros cometidos ao longo do caminho. “É uma narrativa que mostra como alguém partiu de origens modestas em Uberlândia e alcançou o sucesso empresarial. Além da história em si, o livro traz ferramentas práticas para quem deseja iniciar sua jornada empreendedora”, ressalta.
O espírito empreendedor de Alkmim foi fortemente influenciado por sua avó, que transformou a vida de sua família em Uberlândia nos anos 1970. Após seu avô ser demitido de uma grande empresa, a família perdeu tudo e foi morar em uma pequena fazenda, onde plantavam para sobreviver. Foi então que sua avó, que sabia costurar, começou a aceitar encomendas da cidade. O negócio cresceu tanto que ela conseguiu montar uma minifábrica e trazer toda a família de volta à zona urbana.
“Eu me lembro desde criança de ver minha avó trabalhando, mesmo durante os almoços de domingo, quando todos estavam em momento de lazer. Quando alguém decide mudar a própria vida, é uma coisa muito poderosa. Eu via isso e pensava: se você sonhar uma coisa e se dedicar, realmente vai conseguir fazer”, relembra Alkmim, que desde a adolescência já demonstrava interesse por negócios, embora seu primeiro empreendimento verdadeiramente bem-sucedido tenha sido a Vitta.
Alkmim diz guardar boas recordações da época em que estudou no Insper. Em 2014, recém-chegado a São Paulo, ele ficou impressionado com a receptividade que encontrou na escola: após enviar um email ao então presidente, Claudio Haddad, compartilhando seu sonho de impulsionar o empreendedorismo na escola, não apenas recebeu resposta de Haddad, como foi convidado para uma reunião com o presidente e com a vice-presidente Carolina da Costa.
“Foi impressionante ver como um aluno é não apenas ouvido, mas verdadeiramente acolhido pela instituição. Ter sido recebido em uma reunião com a presença de executivos do mais alto escalão da faculdade foi uma experiência marcante”, relembra. “A receptividade de Claudio Haddad me encheu de coragem, mostrando para mim que nada era impossível”, diz Alkmim, que foi um dos fundadores da Liga de Empreendedores do Insper.
Ele se lembra também das aulas no Insper. “Antes de chegar ao Insper, estudei em uma universidade em Uberlândia, onde os professores eram muito mais teóricos, e havia uma grande distância entre o que era ensinado na sala de aula e o mundo empresarial. No Insper, isso mudou completamente. Muitos professores tinham experiência prática no mercado e traziam isso para as aulas, tornando-as extremamente aplicáveis”, ressalta.
A Vitta, que iniciou suas operações no mesmo ano em que Alkmim ingressou no Insper, passou por cinco anos de dificuldades antes de encontrar seu caminho para o sucesso. Em 2020, a empresa foi adquirida pela Stone, onde Alkmim permaneceu por quatro anos e meio, liderando a criação da área de seguros.
Atualmente, após deixar a Stone no início de 2024, Alkmim se dedica a realizar estudos aprofundados sobre os fundamentos financeiros das empresas mais bem-sucedidas. Em 2025, ele planeja expandir seus conhecimentos fazendo cursos em instituições como Wharton e Harvard. Sobre seus futuros planos de negócios, ele diz: “Há quem confunda ter caixa disponível com ser um gênio — e isso é mais comum do que parece. Nós, por outro lado, seguimos com os pés no chão, planejando o próximo passo com calma e estratégia”.
Quer saber como doar para o Programa de Bolsas? Clique aqui.