A reforma tributária brasileira tem gerado diversas discussões a respeito dos seus aspectos políticos e técnicos. Hoje, 168 países adotam um Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que substitui e unifica os impostos cobrados ao consumidor em um único imposto. O Brasil tem muito a aprender com essas experiências, sobre seus erros e acertos.
Para se aprofundar nesta questão, Marina Thiago e Juan Perroni, ambos da Endeavor, lançaram o estudo Implementando uma reforma tributária de sucesso: o que o Brasil pode aprender com Austrália, Canadá e Índia.
O evento contou também com a apresentação de Eduardo Fleury (FCR Law), com o tema Quais os principais benchmarks para a reforma tributária brasileira?. Por fim, Pedro Gomes (Gympass), Renata Mendes (Endeavor) e Suelma Rosa (IrelGov/DOW) abordaram as experiências da reforma tributária na prática sob o ponto de vista do empreendedor e o ambiente político.
Abertura institucional
Vanessa Rahal Canado
Lançamento do estudo Endeavor: Implementando uma reforma tributária de sucesso: o que o Brasil pode aprender com Austrália, Canadá e Índia
Marina Thiago e Juan Perroni
Quais os principais benchmarks para a reforma tributária brasileira?Eduardo Fleury
Painel 1: O que podemos aprender com os outros 168 países que adotaram um IVA?
Marina Thiago, Eduardo Fleury e Renata Mendes
Painel 2: Reforma tributária na prática: contrastes Brasil/mundo sob o ponto de vista do empreendedor e o ambiente político para a aprovação de uma reforma tributária.
Pedro Gomes, Suelma Rosa e Renata Mendes
Coordenadora da Pós-graduação e Educação Executiva em Direito e Coordenadora do Núcleo de Tributação do Insper
Marina ThiagoCoordenadora de Advocacy da Endeavor
Juan PerroniPesquisador da Endeavor
Eduardo FleuryFundador e Head da Área de Direito Tributário do FCR Law
Renata MendesGerente de Advocacy da Endeavor
Pedro GomesGlobal VP Taxes and Treasury do Gympass
Suelma RosaVice-Presidente do IrelGov e Diretora de Relações Governamentais da DOW