Insper e Câmara do Mercado Arbitragem promovem encontro para discutir questões jurídicas e econômicas envolvidas na quantificação de danos sofridos por investidores e acionistas no mercado de capitais brasileiro. Essas questões floresceram no Brasil nos últimos anos, em razão de ações coletivas e individuais que pleiteiam indenização, e ainda não foram devidamente resolvidas pela doutrina e pela jurisprudência.
Durante o debate, será levado em consideração os meios de solução de conflitos que, em razão da complexidade do tema, sejam capazes de permitir uma discussão profunda sobre a matéria e uma decisão proferida por profissionais com a devida expertise.
O evento contará com a presença de profissionais altamente qualificados, de diferentes ramos de atuação. Confira a programação completa e inscreva-se!
Realização:
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.
Credenciamento e welcome coffee
Abertura
PAINEL 1: REPARAÇÃO DE DANOS EM MERCADO DE CAPITAIS
Moderador:
Debatedores:
PAINEL 2: REGRAS E PARÂMETROS PARA A QUANTIFICAÇÃO DOS DANOS EM MERCADO DE CAPITAIS
Moderador:
Debatedores:
PAINEL 3: DANO REPARÁVEL E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIETÁRIAS
Moderador:
Debatedores:
Diretora Jurídica da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, Secretária Geral da Câmara do Mercado, Doutoranda em Direito Comercial Comparado pela Università La Sapienza, em Roma, Itália.
Paulo Cezar Aragão (BM&A)É um dos sócios do BMA e sua prática é focada em Direito Societário, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Arbitragem Comercial e transações internacionais. É Vice-Presidente da Câmara do Mercado.
Fernando Kuyven (Modesto Carvalhosa Advogados)Advogado com atuação marcante em grandes disputas societárias, de mercado de capitais e contratuais em geral, ramos em que também é árbitro e parecerista. Ex-Professor do Mackenzie e da Université de Strasbourg, leciona atualmente em alguns cursos de pós-graduação. Além de suas conhecidas obras em direito empresarial e arbitragem comercial, é um destacado jurista em direito comparado, sendo um membro ativo das principais instituições jurídicas internacionais.
Nelson EizirikAdvogado e árbitro em direito empresarial e mercado de capitais. Autor de livros renomados.
Gustavo GonzalezDiretor da CVM. Bacharel em Direito pela PUC/RJ, MBA em finanças pelo IBMEC-RJ e mestre em Direito (LL.M.) pela Columbia Law School, em Nova Iorque (Harlan Fiske Stone Scholar). Também é membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do New York Bar Association.
Narghis Torres (Lex Finance)Fundador e CEO da Lex Finance, Mestrado em Direito (LL.M.) pela Universidade de Chicago, onde estudou como bolsista Fullbright. Também possui um Bacharelado em Direito e Ciências Políticas pela Universidade Nacional Maior de San Marcos (Lima, Peru).
Ernesto Guedes (Tendências)Economista pela FEA-USP com pós-graduação na Fipe-USP, foi assessor econômico do Ministério do Planejamento, da Secretaria do Tesouro e do gabinete do ministro da Fazenda. Atua em consultoria desde 1990. É Diretor da área de estudos sob demanda e projetos da Tendências.
Ana NovaesAna Novaes é doutora em Economia pela Universidade da Califórnia, advogada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ex-diretora da CVM.
Guilherme SetogutiAdvogado com atuação nas áreas de contencioso societário e cível, direito societário, recuperação de empresas e falência. Doutor, mestre e bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Professor do Insper e Ibmec – LLM em Direito Societário. Vice-Presidente do Instituto de Direito Societário Aplicado (IDSA). Conselheiro e Ex-Presidente da Comissão de Direito Empresarial do Instituto de Defesa do Direito da Advocacia (MDA). Membro do TMA Brasil – Turnaround Management Association. Associado ao Instituto de Direito Processual (IBDP). Membro do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO). Autor de livros e artigos em direito e processo societário.
Pablo RenteriaMestre e doutor em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ex Diretor da CVM. Possui especializações nas áreas de direito internacional e de contratos por faculdades nacionais e estrangeiras. Em 2008, atuou como Assessor de Assuntos Regulatórios da CVM, assumindo, posteriormente, o cargo de Superintendente de Processos Sancionadores até 2013.
José Alexandre Tavares GuerreiroProfessor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP e advogado em São Paulo.