O déficit de Infraestrutura é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do Brasil. Este encontro traz um panorama da infraestrutura no Brasil, da qualidade do estoque de projetos, avaliando seu impacto sobre a economia brasileira.
O evento também discutiu as principais proposições de políticas públicas para ajudar a transformar a realidade brasileira, abordando aspectos regulatórios, financiamento de projetos de infraestrutura e oportunidades de investimento. As discussões tiveram como base os estudos desenvolvidos pelo Infra2038, em seu relatório anual, e pelo Insper, que detalhou as percepções sobre a regulação da infraestrutura de transporte e mobilidade no Brasil.
Clique nos links abaixo para ter acesso aos materiais apresentados durante o evento:
Veja como foi o evento:
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.
Welcome Coffee
Abertura:
Paulo Furquim (Insper)
Carlos Nunes (Infra 2038)
Apresentação Relatório Anual – diagnóstico e proposição
Frederico Turolla (Infra 2038)
Apresentação do Estudo Infra do Insper
Patricia Pessoa Valente (Insper)
Debates e Perguntas sobre o Relatório Infra2038 e Relatório do Insper
Diogo Mac Cord (M-Econ, SDI) – Secretário de Desenvolvimento no Ministério da Economia
Armando Castellar (FGV-Rio) – Coordenador de Economia Aplicada do Inst. Brasileiro de Economia
Thadeu Abikalil – New Development Bank
Moderador: Roberto Caetano – Editor chefe da Revista Exame
Regulação e Modelagem
Alessandro Horta – Sócio Fundador da Vinci Partners
Helcio Tokeshi – Diretor da IG4 Capital
Karla Bertocco – BNDES
Ana Beatriz Monteiro – BID
Moderador: Dimmi Amora – Editor Chefe da Agencia Infra
Encerramento
Sócio Fundador, CEO, membro do Conselho de Administração e do Comitê Estratégico da Vinci Partners. Foi Vice-Presidente do Banco UBS Pactual e diretor da UBS Pactual Gestora de Investimentos Alternativos, entre 2006 e 2009. No Banco Pactual, foi sócio-diretor e COO, e chefiou também a área de Investimentos de Longo Prazo entre 2001 e 2006. Foi sócio do Banco Icatu, entre 1998 e 2001. É formado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio.
Armando Castelar PinheiroArmando Castelar Pinheiro é Coordenador de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e Professor do Instituto de Economia da UFRJ. Trabalhou antes como analista da Gávea Investimentos, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES. Castelar é Ph.D. em Economia pela University of California, Berkeley, mestre em Estatística (IMPA) e Administração de Empresas (COPPEAD), e Engenheiro Eletrônico pelo ITA. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho Empresarial de Economia da FIRJAN e escreve colunas mensais para os jornais Valor Econômico e Correio Braziliense. É autor e organizador de diversos livros, incluindo “Mobilidade Urbana: Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras”, Ed. Elsevier, 2015.
Dimmi AmoraÉ jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ (1994) e pós-graduado em Letras pela PUC-RJ (2004), além de especializações em jornalismo econômico em escolas como Ibmec (Brasil) e Insead (França). Trabalhou como repórter nos jornais O Dia (2 anos), O Globo (12 anos) e Folha de S.Paulo (7 anos, na Sucursal de Brasília). É fundador e editor-chefe da Agência iNFRA desde 2017. Ao longo dos 25 anos de carreira, acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais por reportagens de grande repercussão sobre política, cidades, economia e infraestrutura. Entre as mais conhecidas estão: "Os Homens de Bens" (2004), que mostrou o enriquecimento de políticos fluminenses; "Favela S.A" (2007), que revelava a economia subterrânea das favelas cariocas; e "A Batalha de Belo Monte" (2013), sobre os impactos da construção da usina hidrelétrica no Pará. Entre seus prêmios recebidos estão o Rey de España, Fundacion Nuevo Periodismo, SIP (Sociedad Interamericana de Prensa), Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Esso de Jornalismo, CNT de Jornalismo, CNH de Jornalismo, entre outros. Por seus prêmios reconhecidos, foi apontado como um dos 10 jornalistas Mais Premiados da História do Brasil pelo Ranking Jornalistas&Cia (2018). É mediador frequente de debates sobre infraestrutura promovidos por empresas e associações do setor, integrou a diretoria da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) entre 2016 e 2017, foi professor universitário na UCAM (Universidade Cândido Mendes) e escreveu três romances.
Frederico TurollaDoutor em Economia pela FGV-SP. Sócio-Fundador da consultoria Pezco Economics, liderando a prática de infraestrutura e regulação de mercados. Membro do Projeto Infra2038 e responsável técnico pelo Relatório 2019. É especialista na análise de setores regulados de infraestrutura, área em que possui extenso histórico de atividades de consultoria e mais de 200 publicações em vários países.