A Fundação Educar e o Insper convidam você para o evento de lançamento do livro “Os incomodados que mudem o mundo 2” com a presença de convidados especiais em uma roda de conversa.
Este momento faz parte da Semana Transforme, uma iniciativa que promove mobilização da Comunidade Insper em apoio ao Programa de Bolsas Insper.
No encontro, teremos a presença da autora do livro Claudia de Castro Lima, e de Luis Norberto Pascoal, presidente da Fundação Educar e conselheiro do Insper. O evento será presencial e gratuito.
Sobre o livro: O livro Os Incomodados que Mudem o Mundo 2 apresenta sete histórias de projetos que ajudam a construir e consolidar o terceiro setor no Brasil. Entre o volume 1, lançado em 2019, e o 2, vivemos uma pandemia. Um acontecimento que escancarou as vulnerabilidades mais profundas da nossa sociedade e nos fez, no mínimo, perceber que é na solidariedade, no coletivo que a gente, de fato, consegue ampliar nossas próprias conquistas. O convite que o livro faz é simples: Inspire-se! A inspiração para seguir adiante em um mundo tão complexo e acreditar que existem caminhos para transformar esse mesmo mundo (complexo) no lugar que a gente sonha em viver.
Sobre o evento: Este evento faz parte das ativações da Semana Transforme, que acontecerá de 21 a 29/11, que marca o encerramento da Campanha Transforme que tem como objetivo arrecadar recursos para o Programa de Bolsas Insper que já beneficiou mais de 700 alunos com algum tipo de bolsa. Conheça mais sobre a Campanha Transforme, participe e doe!
Programação do evento:
É jornalista e trabalhou por mais de 20 anos em redações de alguns dos maiores veículos do país, como grupo Folha, editora Abril, UOL e Projeto Draft, onde especializou-se em fazer entrevistões e escrever perfis. "Os Incomodados que Mudem o Mundo – Volume 2" é seu quarto livro publicado.
Luis Norberto PascoalEmpreendedor social e empresário. Tem formação em Desenho e Produção Industrial, Administração de Empresas, OPM-Harvard e RCS-Wharton. É diretor da Fundação Educar DPaschoal e membro dos conselhos do Insper, Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, Compromisso pela Educação, Childhood, Todos Pela Educação, DPaschoal, DPK, AutoZ, Daterra e MDI.
Maria LuciaPresidente da Associação Barão de Souza Queiroz - Instituto Ana Rosa, fundada em 1874, atende hoje a 900 crianças e jovens. Membro do Conselho Consultivo e Diretora administrativo-financeiro do Todos pela Educação Todos Pela Educação
Rodrigo Hübner MendesMestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas e atua como professor e pesquisador na área da educação inclusiva. É fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos cuja missão é garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade na escola comum. O Instituto nasceu como uma escola de artes inclusiva. Atualmente está focado em apoiar as redes públicas de ensino por meio de programas de pesquisa, formação continuada e advocacy. Nos últimos anos, atendeu educadores de todos os Estados brasileiros, tendo impactado diretamente mais de 500 mil estudantes das redes públicas de ensino. Seu portal sobre educação inclusiva, DIVERSA, oferece uma vasta biblioteca com referências práticas sobre como acolher as diferenças humanas nas escolas e recebe visitas de várias partes do mundo. Rodrigo é empreendedor social Ashoka e membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Desde 2015, trabalha como consultor para a UNESCO e para o Governo de Angola. É autor dos livros “Artes visuais na educação inclusiva” e “Educação Inclusiva na prática”.
Rogério MonacoFormado em Administração pela Universidade Bournemouth, na Inglaterra, com MBA pela Fundação Dom Cabral, recentemente participou do Executive Education Developing Leaders Program for Nonprofit Professionals da Columbia University. Fluente em 4 idiomas, teve sua primeira experiência internacional aos 17 anos, como intercambista pelo Rotary Club, no México. Iniciou sua carreira em banco de investimentos, trabalhando em São Paulo, Londres e Milão. Ainda na Europa, tornou-se VP do banco JPMorgan Chase. Impulsionado pelo desejo de melhorar seu país, retornou para o Brasil, e ingressou no universo agrícola. Foi diretor de duas multinacionais de commodities, Noble Group e Glencore do Brasil, desenvolvendo os respectivos departamentos de algodão, no Brasil e Argentina. Deixou as grandes corporações para se tornar sócio investidor em 3 empresas. Sempre visando o impacto social, dedicou-se como voluntário na implantação e desenvolvimento do grêmio estudantil de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental I, em Carapicuíba. Convicto de que Educação Básica de qualidade, além de mudar vidas, é a base para a melhoria da sociedade, migrou para o terceiro setor e há pouco mais de 5 anos. Hoje é Relações Institucionais no Todos Pela Educação, organização da sociedade civil referência em Educação Básica. É também voluntário em dois programas de mentoria para jovens, um no Instituto Reciclar e outro no Ensina Brasil.