Por que os níveis de investimento em infraestrutura no Brasil ainda são tão baixos? Uma possível resposta é a ausência de projetos de concessões e PPPs capazes de atrair a iniciativa privada e garantir a qualidade na prestação dos serviços aos cidadãos. Outra é a ausência de capacidade institucional do Poder Público para realizar a adequada gestão dos contratos de concessão e fiscalização da prestação dos serviços.
Esse evento tem como objetivo discutir essa e outras questões atuais envolvendo modelagem e execução de contratos de concessão em setores como rodovias, aeroportos, equipamentos sociais e parques por especialistas, concessionários e gestores públicos.
Das 18h às 19h20
Moderação: Sandro Cabral
19h20 às 20h40
Moderação: Patricia Pessoa Valente
Gerente de projetos e especialista em infraestrutura do setor público no UNOPS Brasil. Mestre em Relações Internacionais e especialista em Gestão Financeira, acumula mais de uma década de experiência em administração pública e gestão de equipes para captação de recursos e desenvolvimento de infraestrutura pública. Antes de trabalhar no UNOPS, foi superintendente de Financiamento ao Investimento do governo do estado de Minas Gerais; diretor de Relações Internacionais do município de Betim, também em Minas; e Secretário executivo da Unidade de PPP do Governo do Distrito Federal.
Gabriel FajardoSecretário Adjunto de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul. Ex-Subsecretário de Transportes e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, onde também foi Superintendente de Transportes, Assessor-Chefe de Relações Intragovernamentais e Assessor de Novos Projetos. Mestre em Direito da Administração Pública pela UFMG. Professor em cursos de educação executiva e pós graduação em diversas universidades nacionais. Autor de artigos e capítulos de livro sobre Parcerias Público-Privadas e concessões. Pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Marcela SantosDiretora de Projetos da São Paulo Parcerias. Advogada e Mestra em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Atua há 10 anos com contratações públicas para cidades inteligentes e sustentáveis e, atualmente, lidera a modelagem de projetos de concessões e PPPs no Município de São Paulo, incluindo projetos de infraestrutura social.
Marco Aurélio de Barcellos SilvaDoutor em direito pela USP, mestre em direito (LLM) pela University College London e mestre em Direito pela UFMG. Foi secretário no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, secretário de infraestrutura e mobilidade do Estado de Minas Gerais e, atualmente, é diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
Marina Pinheiro KluppelFormada em Biologia pela Universidade de Montpellier, com mestrado em Biologia Tropical e Especialização em Gestão Estratégica da Inovação. É servidora pública na área de gestão de unidades de conservação desde 2002, atuando no Programa de Gestão para Resultados do ICMBio desde 2014, programa responsável pela formação de lideranças e projetos de melhoria de gestão do Instituto. Atualmente é Coordenadora Geral de Uso Público e Serviços Ambientais do ICMBio, sendo responsável pela coordenação estratégica do uso público em Unidades de Conservação Federais, incluindo a estratégia de delegações de serviços de apoio à visitação em UC.
Nara MerlottoConsultora da International Finance Corporation (IFC), advogada especialista em regulação e infraestrutura. Possui ampla experiência na estruturação de projetos de concessões e PPP, e em reequilíbrio econômico-financeiro de contratos. Co-cordenadora da liderança setorial de Parques e Áreas Verdes do IWB. Foi diretora de projetos na São Paulo Parcerias, empresa estruturadora de projetos de desestatização do Município de São Paulo. Mestra em direito administrativo pela Universidade de São Paulo (USP).
Patricia Pessoa ValenteDoutora e Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LLM em Public Law pela London School of Economics and Political Science. Pesquisadora do Centro de Regulação e Democracia do INSPER. Advogada em São Paulo.
Sandro CabralProfessor Titular do Insper na área de Estratégia e Gestão Pública. Também é Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA. Foi professor visitante na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC-Paris. Possui experiência profissional em organizações privadas e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior.
Victor PereiraDiretor Financeiro da Urbia Parques e membro do Conselho de Administração da Urbia Cataratas S.A., estudou ciências econômicas na FEA-USP.