Autor do livro How Democracies Die falará sobre o cenário brasileiro
No livro How Democracies Die (Como as democracias morrem), os cientistas políticos da Harvard University Steven Levitsky e Daniel Ziblatt explicam como o processo democrático colapsa e como isso pode ser evitado. Nele, os autores identificam os desvios em padrões de convívio político que colocam em risco as democracias e as características de líderes que podem reverter o processo democrático. O livro foi lançado no início deste ano, quando figurou na lista dos mais vendidos. No Brasil, será lançado em setembro pela editora Zahar.
No dia 9 de agosto, Levitsky esteve no Insper e falou sobre os sinais que apontam quando uma democracia está em risco, abordando o cenário brasileiro. Participaram do evento o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o cientista político Marcus André Melo (UFPE), com mediação da jornalista Mônica Waldvogel.
Confira como foi o evento:
Realização:
Apoio:
Welcome Coffee
Abertura Marcos Lisboa (Insper)
Como as democracias morrem
Comentários
Debate com mediação de Mônica Waldvogel
Encerramento
É professor Harvard University. Seus interesses de pesquisa incluem partidos políticos, autoritarismo e democratização, instituições fracas e informais, com foco na América Latina. Atualmente, ele está envolvido em pesquisas sobre a durabilidade dos regimes revolucionários, a relação entre populismo e autoritarismo competitivo, problemas de construção partidária na América Latina contemporânea e colapso partidário e suas conseqüências para a democracia no Peru.
Luís Roberto BarrosoMinistro do Supremo Tribunal Federal (STF). Atuou também como advogado e como procurador do Estado do Rio de Janeiro. É professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Barroso formou-se bacharel em direito pela (UERJ). Tornou-se mestre (Master of Laws) pela Yale Law School (EUA) e livre docente e doutor pela UERJ. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Harvard University.
Marcus André MeloÉ professor titular de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ph.D em ciência política pela Sussex University, no Reino Unido, fez o pós-doutorado no Massachusets Institute of Technology. Foi professor visitante ocupando a Cátedra Coca-Cola Company na Universidade de Yale. Foi também resident scholar na Rockefeller Foundation. Foi consultor do Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mônica WaldvogelÉ jornalista da GloboNews, apresentadora do programa de entrevistas Entre Aspas e comentarista política e econômica do GloboNews em Pauta.