Autor:
Paulo Furquim de Azevedo
Nosso Centro de Empreendedorismo e a TAQIA Capital uniram-se para realizar um seminário sobre Search Funds, uma modalidade de investimento estabelecida nos EUA desde o início da década de 80 e que vem ampliando sua atuação no mercado brasileiro, no segmento de middle market.
Investimentos escolhidos a dedo
Diferente de um fundo de Private Equity, o modelo de Search Fund funciona com um empreendedor à frente do negócio, não só sob o ponto de vista financeiro, mas também de gestão, já que se tornará o principal líder da organização. Esse processo de escolha, portanto, deve ser muito criterioso devido ao risco de investimento e de performance do gestor.
O Search Fund diferencia-se também de um Venture Capital, em que normalmente os investidores buscam diversas oportunidades de negócios embrionários e lucram com apenas alguns deles.
Para Rafael Somoza, co-CEO e fundador da QMC Telecom International Holdings LLC, a principal diferença talvez seja o perfil do investidor. “Todos têm veia de empreendedor. Mas nos Search Funds, é preciso ter aquele algo a mais. É mais do que o fator risco, é saber lidar com o incerto”, explica.
Receita do sucesso
Somoza aponta alguns fatores-chave que podem ser considerados parte da “fórmula de sucesso” para aqueles que demonstram interesse e habilidade por esse tipo de operação.
1 – Perfil jovem com excelente currículo e pouca experiência profissional, agressivo e motivado;
2 – Forte valor agregado, base de investidores e conselho administrativo;
3 – Indústria atrativa: modelo de negócio simples e confiável, sem grandes riscos;
4 – Empresa estável com potencial de crescimento e oportunidade de melhorias operacionais;
5 – Compra a um preço razoável.
Outro ponto que Somoza reforçou foi a importância de trazer conselheiros experientes e com know-how no segmento escolhido. Como normalmente o empreendedor tem um perfil mais jovem, um conselho de administração experiente é fundamental para o sucesso da empresa a longo prazo.
No caso de investimento estrangeiro, o executivo lembra da importância de parceria com empresários e investidores locais. Essa união é importante para que os novos empresários conheçam melhor o mercado de atuação.
Acesse a apresentação de Rafael Samoza sobre o modelo de Search Funds.
Empresas de middle market
O coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper, Paulo Furquim de Azevedo, apresentou o contexto brasileiro para a consolidação de empresas de pequeno e médio porte.
A produtividade é um fator muito importante para a estabilização de uma empresa e, neste sentido, o Brasil apresenta crescimento significativo em apenas dois setores: agricultura e na área financeira, em especial quando comparado com outros países desenvolvidos.
Nos demais países percebe-se a importância da tecnologia, que vem impulsionando o crescimento e produtividade de outros segmentos. Segundo o pesquisador, esta é uma oportunidade para o Brasil, que ainda tem muitos pontos a serem explorados neste setor.
Outro fator importante neste contexto é a baixa produtividade nas pequenas empresas. Apenas 1% das empresas brasileiras empregam 55% da população e pagam 76% dos salários. Isso significa que poucas pequenas e médias empresas chegam a um patamar mais elevado, uma das principais razões para o problema de crescimento no país.
Segundo Furquim, isso se dá por diferentes fatores, nosso ambiente de negócios dificulta a fundação e fortalecimento das empresas pela complexidade de nosso sistema tributário, o difícil acesso a crédito, um sistema regulatório com custo fixo elevado, baixa tecnologia e falta de capacidade gerencial. Reverter este quadro seria positivo para alavancar a produtividade.
Com o avanço de investimentos e operações como os Search Funds e dada a vocação do país para o empreendedorismo, o Brasil tem começado a engatinhar em novas oportunidades, onde jovens muito bem formados vão ao encontro de empresas mal geridas para impulsionar negócios.
Acesse a apresentação de Paulo Furquim de Azevedo sobre o contexto econômico brasileiro para as empresas de middle market.
Conduzindo um Search Fund no Brasil
Para o co-Fundador da TAQIA Capital e alumnus do Insper, Marcelo C. Novaes, existem diferenças entre o mercado brasileiro e o norte americano onde o modelo de Search Fund já está estabelecido.
Segundo Novaes, expor os benefícios dos search funds é fundamental para que esse modelo ganhe maior adesão entre investidores brasileiros. “A existência de jovens executivos e empreendedores que estarão no dia a dia do negócio traz um alinhamento de interesses fundamental, e ajuda a resolver a questão de ter pessoas qualificadas à frente das empresas investidas”, aponta.
De acordo com o outro co-Fundador da TAQIA Capital, André Freire, existe muito espaço no Brasil para investir em empresas médias. Em sua visão, diferente dos Estados Unidos, os nichos de mercado no Brasil muitas vezes são pequenos, e por isso aparecem oportunidades interessantes em líderes de segmentos no mercado local. Tanto para Novaes quanto para Freire, a identificação do setor e a escolha de bons searchers pelos investidores são fundamentais para o sucesso do modelo.
A TAQIA Capital compartilhou a visão de quem já vem atuando nesse modelo de operações recém-chegado ao Brasil. Os obstáculos quanto à produtividade e dificuldade de encontrar talentos, felizmente, não desencorajou iniciativas empreendedoras.
Acesse a apresentação da TAQIA Capital sobre como conduzir um Search Fund no Brasil.
Assista ao vídeo do seminário na íntegra: