
Se em outros tempos a maior responsabilidade da área de Gestão de Pessoas era treinar e desenvolver os colaboradores, hoje os desafios são muito mais complexos. A digitalização e a correta comunicação entre os colaboradores são alguns dos desafios que precisam ser superados até mesmo para garantir a longevidade dos negócios.
Um dos maiores ativos das empresas são as pessoas. No entanto, a adesão de novas tecnologias está tomando um espaço cada vez maior na força de trabalho e isso traz grandes desafios, levando os profissionais a se adaptarem a novas formas de fazer antigas tarefas.
Se por um lado a tecnologia traz vantagens à medida que diminui o tempo de entrega e moderniza os processos, por outro torna-se um elemento desafiador para as pessoas que trabalharam na era pré-modernização. Para isso, é necessário maior investimento na capacitação dos profissionais. Será preciso, daqui para frente, incorporar a antiga geração, não-tecnológica, em um mundo mais tecnológico. Portanto, a tendência é que se invista mais na adaptabilidade dessa geração.
“É vantajoso usar a tecnologia para diminuir o tempo de entrega e modernizar os sistemas, por exemplo, mas também é desafiador, principalmente para os profissionais que trabalham antes dessa modernização acontecer. A adaptabilidade é um desafio e por isso mesmo algo que deve ser priorizado”, destaca Leni Hidalgo, professora adjunta nos programas de graduação e educação executiva do Insper. Para a professora é preciso envolver toda a organização, exigindo uma mobilização da área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que precisa atuar em estreita parceria com as áreas de negócios, para garantir a sustentabilidade da organização.
Comunicar-se é fundamental
Nesse contexto, a comunicação torna-se um pilar fundamental para a gestão de pessoas. “Tenho percebido que a comunicação é o grande tema da humanidade. Pode ser o maior facilitador ou o maior agravante nas relações e nos negócios. Como aprendemos a nos comunicar de uma forma que nos conecte genuinamente com as pessoas? Sem conexão não há gestão de pessoas, não há liderança”, analisa Gleice Marote, professora de Teamwork Coaching nos cursos de pós-graduação do Insper.
Para Gleice, uma pessoa que não se comunica de forma clara e verdadeira pode até se tornar chefe, mas nunca será um líder. “As pessoas precisam se sentir ouvidas e acolhidas em suas necessidades, e isso varia de pessoa para pessoa. É fantástico se um gestor percebe isso e se desenvolve a partir dessa percepção nessa habilidade de comunicação”, explica.
Aceite as diferenças
Por isso, é importante fazer um diagnóstico de como a área está atuando e se está sedo feito efetivamente uma gestão dos profissionais. Para as especialistas é necessário primeiro olhar para dentro e reconhecer os próprios pensamentos, sentimentos e necessidades. Isso é essencial para aceitar o outro em suas diferenças e estabelecer uma parceria, chave para o sucesso da gestão de pessoas. Além disso, estabelecer uma comunicação autêntica e saudável; gerir conflitos de diversas ordens e facilitar o processo de adaptabilidade da mão de obra perante a tecnologia devem ser práticas implementadas em qualquer empresa para garantir a sua boa saúde comportamental.