Bom humor colabora para o sucesso no ambiente corporativo

Especialista afirma que o senso de humor pode ser desenvolvido

Profissionais bem-humorados têm mais chances de promoção e são mais bem remunerados. Isso é o que aponta estudo da Harvard Business Review. Por isso, entre as resoluções de ano novo, sorrir mais pode ser o caminho para uma promoção ou aumento salarial em 2018.

Apesar de existirem ainda poucas pesquisas nessa área do comportamento humano, a professora do Insper em Liderança e Gestão de Pessoas, Marilda Andrade, afirma que a postura de um colaborador, principalmente em cargo de liderança, reflete em toda a equipe.

“O senso de humor é uma competência que pode ser desenvolvida e um ambiente bem-humorado, leve e lúdico deve funcionar como um indicador de boa liderança e até eficácia na função. É fato que as empresas que contam com colaboradores bem-humorados têm suas culturas mais fortalecidas e tendem a ter mais sucesso que as demais”, defende Marilda.

Seriedade X bom humor

Ainda segundo uma pesquisa da consultoria empresarial Gallup, as pessoas riem menos nos dias de semana, ou seja, de segunda a sexta-feira, se comparado com o final de semana.

“Isso acontece porque há uma confusão entre os conceitos seriedade e bom humor no ambiente de trabalho, sendo comumente utilizados como opostos um do outro, quando na realidade não o são”, explica Marilda.

Segundo ela, a seriedade é o comprometimento em realizar as atividades atribuídas com excelência. Um profissional que se sente bem onde trabalha, está ao lado de quem admira e faz o que gosta, logo, é engajado com os resultados de toda a empresa.

“Infelizmente, ainda há quem confunda leveza e bom humor com futilidade ou falta de seriedade. E que, para mostrar que é sério, o profissional tem que ter a ‘cara fechada’ e agir com dureza”, afirma.

“As pessoas bem-humoradas são aquelas capazes de rir com os outros e, principalmente, rir de si mesmas. Essa capacidade demonstra facilidade em ser mais tolerante consigo próprio e com o próximo”, completa a professora.

Ela faz outro alerta para que os profissionais não confundam o bom humor com fazer piadas inconvenientes – rir dos colegas, gargalhar na hora errada ou agir com leviandade -, porque não são atitudes positivas.

Para colocar em prática

As dicas listadas pela especialista podem auxiliar os profissionais no ambiente corporativo:
• Reagir melhor aos erros e aprender com eles, conduzindo esse processo de aprendizado de maneira leve e percebendo os pontos positivos da situação;
• Ser mais flexível e conviver com as diferenças, entendendo que mudanças de percurso podem acontecer no meio corporativo;
• Desenvolver a criatividade, trazendo soluções inovadoras e elevando o padrão de desempenho;
• Contribuir com um ambiente de trabalho mais leve e bem-humorado, estimulando o engajamento das pessoas e para que não vejam o trabalho como algo negativo.

“O bom humor é contagioso e o mau humor também. Se desenvolvermos o nosso próprio senso de humor, podemos iniciar uma ‘contaminação do bem’ em nosso ambiente de trabalho”, finaliza.