Realizamos em nosso campus no dia 12 de maio de 2016 um evento que contou com palestra do escritor e Prêmio Nobel da Literatura em 2010, Mario Vargas Llosa.
Falando sobre sua trajetória de vida e paixão pela literatura, Vargas Llosa contou sobre como flertou com diferentes correntes políticas até ancorar-se no liberalismo. Também fez uma análise do cenário político brasileiro e da América Latina e discorreu sobre a evolução social e da mídia nas últimas décadas.
A ocasião também contou com a participação de Fernando Schüler, professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta e do professor Carlos Melo, cientista político do Insper em um descontraído debate com o autor sobre política, liberdade de expressão e o papel da mídia. Ao final, o autor também falou sobre suas inspirações para tantas obras literárias.
Elaboramos um resumo especial que apresenta os principais temas e ideias da palestra, além de uma entrevista exclusiva com Vargas Llosa.
Não pode assistir o evento? Acesse o link e aproveite o conteúdo.
Sobre o autor:
Jorge Mario Pedro Vargas Llosa é jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. Graduado em Direito e Letras pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima, no Peru, é autor de diversas obras, entre romances e peças teatrais. Em 2010, Llosa foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, por “sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre resistência, revolta e derrota individual”.
