Carta do Presidente no Relatório Anual 2012

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O ano de 2012 foi marcado por importantes realizações.

Uma delas foi a revisão da Visão e Missão do Insper. Estas haviam sido estabelecidas em 2007 com o compromisso de serem revistas a cada cinco anos, dada a rápida evolução da Escola.

O processo contou com o envolvimento de vários de nossos stakeholders, as discussões foram muito profícuas e o resultado foi o novo enunciado de ambas, apresentado neste Relatório. Chamo a atenção, no texto da Missão, para três itens. Primeiro, a ampliação de nosso campo de atuação, incorporando Direito, área em que já atuamos na pós-graduação, e Engenharia, curso em execução, cujo início está previsto para 2015. Segundo, o fato de que nossas atividades de ensino se estruturam de forma a explorar complementaridades, enfatizando que não somos, nem pretendemos ser um grupo de departamentos ou faculdades separadas e independentes, mas sim apresentar a máxima integração possível entre os cursos e programas que oferecemos. E, finalmente, nossa ênfase no desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores, capazes de lidar com as complexidades do ambiente de atuação, o que acreditamos ser cada vez mais necessário no mundo de hoje.

Também fomos considerados, de acordo com o ranking do MEC (Índice Geral de Cursos – IGC), como a 7ª melhor instituição de ensino superior no Brasil. O Insper faz parte do grupo seleto das 27 instituições de ensino superior com IGC 5 (nota máxima atribuída pelo MEC).

No exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC), nossos alunos de Economia continuaram a brilhar. Os três estudantes que prestaram a prova ficaram em 4º, 7º e 21º lugares, podendo escolher o mestrado de sua preferência. E repetindo o desempenho do ano passado, o time de alunos do Insper também ficou em 1º lugar na etapa nacional da competição promovida pelo CFA – Institute Research Challenge.

Na pós-graduação lato sensu, lançamos um novo curso, Certificate in Business Project, e um novo formato para o MBA Executivo, concentrado em finais de semana. Em Educação Executiva ampliamos as opções de programas oferecidos e continuamos a crescer, com um ótimo grau de recall em programas customizados.

Como evento marcante, no ano passado celebramos dez anos de formatura de nossa primeira turma na graduação e 25 anos da primeira turma de MBA. Já formamos 1765 alunos na graduação e, desde 2002, mais de 5000 alunos na pós-graduação lato sensu. Boa parte desses formandos integra a Comunidade Alumni, e, para nosso orgulho e satisfação, 122 deles efetuaram doações ao Fundo de Bolsas, oito passaram a integrar a Comissão Externa de Avaliação (CEA) e vários contribuíram em diferentes iniciativas promovidas pelo Núcleo de Carreiras e o de Relacionamento Institucional, estreitando o vínculo com o Insper.

Continuamos a adquirir terrenos vizinhos à Escola, para abrigar o futuro prédio de Engenharia, e a trabalhar no projeto para ser apresentado ao MEC. Ao final do ano completamos com sucesso a primeira etapa do levantamento de fundos, fechando compromissos de R$ 84,5 milhões, para uma meta de R$ 80 milhões. A todos os que confiaram no projeto e o apoiaram, o nosso profundo agradecimento.

Já ao início de 2013 demos um passo importante para reforçar nossa governança, criando uma Assembleia de Associados, composta por membros das famílias que fizeram as doações a partir das quais a Escola se tornou uma instituição sem fins lucrativos, e ampliando nosso Conselho Deliberativo, que também passa a ser mais atuante. Além disso, tenho enorme satisfação em comunicar que o economista Marcos Lisboa, que já fazia parte da nossa Comissão Externa de Avaliação, passou a integrar a diretoria executiva do Insper, como vice-presidente, para me ajudar diretamente na gestão.

Todos esses movimentos têm o propósito de reforçar a institucionalização do Insper, tendo em vista sua perenidade. Somos imensamente gratos a todos os que contribuíram, e continuam a contribuir, para transformar o sonho em realidade.

Cordialmente,
Claudio Haddad
Presidente

voltar

Claudio Haddad e as realizações de 2012

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco