Mensagem do Presidente – Relatório Anual de 2011

Espaço do Presidente

O ano de 2011 no Insper foi repleto de importantes realizações, algumas das quais, com grande satisfação, menciono a seguir.

Na graduação, uma delas foi o REP — Resolução Eficaz de Problemas. Esse programa teve início em 2010, com uma série de práticas que culminaram com a experiência de campo dos alunos do curso de Administração no segundo semestre de 2011. A turma do sexto período foi dividida em 16 grupos de cinco alunos, que se engajaram em projetos fornecidos por 13 empresas, consistindo em problemas reais, não estruturados.  Os projetos valeram como uma disciplina, e a grade curricular foi adaptada para que os estudantes pudessem de fato ir a campo, sem prejuízo em relação às demais matérias.  A experiência, pioneira em escolas de negócios e que traz forte diferencial ao nosso curso de Administração, foi muito bem-sucedida, com alto grau de satisfação, tanto por parte dos alunos quanto por parte das empresas. A todos os envolvidos, coordenadores, professores, empresas, colaboradores, mentores e, principalmente, aos amigos do Insper patrocinadores da iniciativa, muito obrigado.

Outra excelente notícia, relativa à graduação em Economia, foi o resultado do exame da ANPEC – Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia. Nesse exame, requerido para ingresso nos cursos de pós-graduação em economia no Brasil, os dois primeiros colocados no ano passado foram alunos do Insper.  Dos 50 primeiros lugares, dez fizeram nossa sequência de matérias de economia avançada, que é também aberta a alunos de outras faculdades. Parabéns aos nossos alunos e a todos os professores envolvidos, direta ou indiretamente, com a premiação.

Em avaliação divulgada pelo MEC — Ministério da Educação, no segundo semestre, o Insper foi uma das 27 instituições de ensino superior com IGC — Índice Geral de Cursos, igual a cinco (nota máxima) no País, ficando em sétimo lugar entre todas as demais, muitas dessas contando com vários programas de pós-graduação stricto sensu, o que não é o nosso caso.

Outra menção de destaque foi o primeiro lugar obtido por nossos alunos na competição Investment Research Challenge patrocinada pela entidade norte-americana CFA Institute. Nossa equipe foi classificada para a fase internacional que se realizará em Nova York neste ano.  Meus parabéns aos alunos e professores envolvidos na competição.

Já em pesquisa, nossos professores-pesquisadores tiveram um número expressivo de artigos aceitos para publicação em revistas internacionais com classificação A. Nove professores receberam prêmios de melhor trabalho apresentado em conferência ou publicado em revista técnica, sendo que um deles também ficou em segundo lugar no prestigioso Prêmio Jabuti, na categoria de melhor livro na área de economia, administração e negócios.

Nossa expansão física teve continuidade, e as obras do prédio anexo ao campus devem ficar prontas no primeiro semestre deste ano. Com os oito andares que ocuparemos, nossa área útil será ampliada em 80%, o que será um meio para aumentar a qualidade da experiência educacional que oferecemos no Insper. A todos os nossos Amigos que doaram fundos à Escola, patrocinando espaços para que isso fosse possível, meu caloroso agradecimento.

O Insper possui um Fundo de Bolsas, que visa permitir que todo aluno de graduação possa estudar na escola independentemente de sua renda. Esse fundo é mantido exclusivamente por doações que no ano passado superaram em 25% a meta estipulada. A todos os doadores, dos quais 39 são alumni do Insper, muito obrigado. Graças a vocês mantemos mais de cem alunos bolsistas, o que nos deixa felizes por poder reconhecer mérito e cumprir nossa função social.

Na pós-graduação lato sensu efetuamos uma ampla reformulação da grade e da oferta de nossos cursos, com impacto a partir de 2012. Nosso objetivo é sempre zelar pelo contínuo aprimoramento de nossos programas tradicionais e constantemente inovar, oferecendo novas alternativas com excelente relação de valor ao nosso público-alvo.

Também para 2012 avançaremos no projeto de um novo curso de engenharia na graduação, continuaremos a expandir nossas atividades na educação executiva, em programas customizados e abertos, ampliaremos nosso quadro de docentes e daremos seguimento às várias iniciativas de melhoria de qualidade, tanto acadêmica quanto operacional.

Estamos muito animados e otimistas, com o Insper e com o Brasil. Contando com o apoio da Comunidade Insper, tenho certeza de que continuaremos a cumprir, cada vez melhor, nossa missão, agregando valor ao País. A vocês, que fazem com que esse sonho seja realizado, meus sinceros agradecimentos.

Claudio Haddad – Presidente do Insper

Acesse a página com os relatórios anuais do Insper.

Claudio Haddad e as realizações de 2012

As razões para criação da marca Insper