Insper Jr. Entrevista Claudio Haddad

Espaço do Presidente

Atual presidente do Insper, membro do conselho da BM&F Bovespa e ex-diretor do Banco Central, Claudio Haddad, comenta à Insper Jr. Consulting sobre a atual situação da falta de mão de obra, a crise logística no Brasil e o posicionamento de instituições de educação de massa, de alto nível e do BNDES perante esses déficits.

Insper Jr.: Eduardo Gianetti cita que os Milagres Econômicos no Brasil acontecem apenas por um curto período de tempo, não conseguindo sustentar o crescimento, tanto por causa do déficit de capital físico, quanto humano. Como você classifica esses dois pontos?

Haddad: Apesar de uma parte do Milagre ter sido resultante das reformas do PAEG, entre 1964 e 1967, para o investimento e o crescimento terem continuidade, eles devem ser feitos em áreas aonde há alto retorno. E o que aconteceu visando o Milagre não foi isso.

O capital físico não só é escasso no Brasil como também é preciso ver aonde é que ele está sendo empregado para que tenha o maior retorno possível. O capital humano brasileiro também é escasso, apesar de ser muito produtivo para a renda.

Um dos grandes fatores que explicam o crescimento no Brasil nesses últimos anos foi o chamado boom demográfico, que representa o aumento da população ativa. O impacto do capital humano foi baixo porque a educação tem evoluído lentamente. No longo prazo, você aumenta a produtividade educando melhor, mas, no curto prazo, é quando vai se dar a alocação de capital e o que for  preciso para que esse seja mais produtivo.

Insper Jr.: Então tudo se resume em empregar bem o dinheiro do governo?

Haddad: Como em qualquer empresa, assim como no governo, deve-se aplicar da melhor maneira possível seu capital escasso.  Alocar recursos de setores produtivos e eficientes para aqueles que não o são não favorece o crescimento econômico.

Insper Jr.: Você citou a necessidade de uma melhoria na educação para o aumento da produtividade. Como você vê hoje a educação no Brasil e como acha que o governo poderia intervir positivamente nesse meio?

Haddad: O governo intervém demasiadamente na educação e o problema talvez seja esse. O resultado tem sido ruim, mas a questão não é a quantidade de escolas no Brasil, pois quase todas as crianças em idade escolar estão estudando. O problema é a qualidade: o professor não cumpre as horas-aula, os alunos não se esforçam e ninguém é responsabilizado. Não há nenhum incentivo para melhorar a educação, com isso fica difícil ter resultado.

Insper Jr.: Quanto ao BNDES, qual deveria ser a sua atuação na educação?

Haddad: Não acho que o BNDES deveria ter um papel na educação, pois sua atuação deveria ser dentro do setor de infraestrutura e a favor de realizar um trabalho de coordenação e eliminação de gargalos, além de complementar aqueles projetos em que o retorno social é claramente superior ao privado. Entretanto, não é bem o que o BNDES tem feito ultimamente. O BNDES tem dado empréstimo para empresas que não precisariam. Ou seja, está captando recursos e não os empregando, necessariamente, da melhor forma.

Insper Jr.: Você falou da baixa qualidade escolar. Ao olhar para o setor privado verificamos que algumas empresas estão aproveitando esse gap de educação e investindo bastante. Como você acha que essa atuação nas universidades de massa vai impactar o Brasil? Será que a qualidade vai cair na mesma armadilha das escolas públicas?

Haddad: É melhor ter entidades de ensino superior que atendam a massa, mesmo que a qualidade ainda não seja das melhores. Como o ensino médio já não é de muito boa qualidade, apenas nas uma pequena parcela da população consegue ir para universidades e faculdades de ponta e absorver o conteúdo. Mesmo que lentamente, o consumidor ficará mais exigente e demandará uma equação de valor melhor.

Insper Jr.: Em termos de educação de qualidade, o Insper atua majoritariamente no ramo de administração e economia. Entretanto, está iniciando os cursos de engenharia. Por quê? Você acredita que é um gargalo?

Haddad: Eu acho que é onde nós podemos agregar mais valor no momento. O ideal é atuar de maneira bastante sinérgica e interativa entre todos os programas. Pensamos em qual engenharia poderíamos gerar mais benefícios. O empreendedorismo propicia vantagens ao que oferecemos no Insper. As áreas de engenharia que teriam uma interação com os cursos de administração e economia e formariam empreendedores seriam: mecânica, sistema de computação e a junção das duas, mecatrônica. Outra área que nos interessa é a bioengenharia, que está avançando muito. Nosso objetivo é formar engenheiros que sejam multidisciplinares.

Insper Jr.: E o que você acha da educação pros próximos anos no Brasil?

Haddad: Daqui a uns trinta anos, pode ser que haja um momento em que o capital humano no Brasil esteja bastante profissional. Atualmente, há uma escassez de mão de obra que poderia ser suprida por pessoas qualificadas do exterior. No curto e médio prazo, isso seria importante para o governo focar, pois ainda existem muitas barreiras para conseguir um visto de trabalho no Brasil.

TEDx Tombo 2010 with Claudio Haddad

Claudio Haddad, conta um pouco do início do Insper por meio de sua trajetória empreendedora.