Discurso de Claudio Haddad na formatura da 20ª turma de Graduação

Espaço do Presidente

Caros colegas diretores, professores, colaboradores e amigos do Insper. Prezados pais, parentes, amigos e demais entes queridos dos formandos aqui presentes. Caros formandos.

É sempre um enorme prazer participar da formatura da graduação. Esta é a nossa vigésima cerimônia. Vocês fazem parte da primeira turma que entrou na escola após termos mudado nossa marca, em maio de 2009, para Insper. Em setembro faremos um evento comemorando dez anos de formados de nossa primeira turma, que entrou no Insper, na época Ibmec São Paulo, em março de 99.  Embora sejamos uma escola ainda jovem, com vocês já teremos mais de 1.500 formandos em nossa graduação.

O que procuramos lhes transmitir em sua intensa experiência educacional no Insper?  O que vocês levarão em suas trajetórias de vida daqui para frente?

Primeiro, conhecimento, pautado por uma sólida base acadêmica. Segundo, capacidade de analisar, criticar e resolver problemas, com visão abrangente e sistêmica. Terceiro, ter a cabeça aberta para uma visão ampla do mundo, além do conhecimento puramente profissional e técnico. E, finalmente, mas não menos importante, vocês reforçaram valores e lidaram com dilemas éticos, muitos dos quais vocês certamente enfrentarão em suas vidas.

Acredito que este último será o principal desafio de vocês.  Conhecimento técnico, capacidade de raciocínio, competências e cultura não são fáceis de adquirir, mas situações envolvendo decisões de natureza ética tendem a ser bem mais complexas.

A complexidade advém de vários fatores: possíveis e plausíveis, diferentes pontos de vista sobre a questão em pauta, dilemas sobre a quem devemos lealdade, se a grupos, sócios, colegas de trabalho ou à sociedade, do fato de padrões éticos evoluírem e se modificarem ao longo do tempo e do ambiente geral, econômico, social e moral, onde vocês estarão inseridos.

Análise racional da situação é sempre útil, mas nestes casos vale mais seguir seus instintos, pautados por seus valores.  Vocês dormirão tranquilos com a decisão tomada?  Qual seria o efeito caso ela fosse publicada na primeira página de um jornal de grande circulação?  Teriam tranquilidade, daqui a vinte anos, de contar o que aconteceu a seus filhos?

É provável que vocês, assim como eu, cometerão erros, dos quais se arrependerão.  Erros são inevitáveis. Mas o importante é reconhecê-los, ao invés de negá-los e procurar aprender com eles.

Um exemplo de decisão passada cujo alto preço se fez sentir recentemente, diz respeito ao ciclista americano Lance Armstrong.  Após ter superado um câncer, ele venceu sete vezes o Tour de France.  Armstrong era admirado como um exemplo de superação, disciplina e determinação.   Na semana passada recusou a se defender de uma acusação movida pela Agência Anti Doping Americana, o que equivaleu a uma confissão de culpa.  Com isto perdeu todos os títulos e medalhas conquistados em sua carreira e está alijado de todas as competições oficiais.  A estória de Armstrong tem requintes de tragédia, com reflexos que vão além de seu enorme custo pessoal, uma vez que ele decepcionou e frustrou todos os seus sinceros admiradores. Como ficará sua vida daqui para frente? A glória, efêmera, teria valido o preço pago?

Apesar das manchetes negativas, o ambiente de negócios no Brasil evoluiu para melhor ao longo dos últimos vinte anos.  A preocupação com ética hoje é maior do que nunca.  Minha mensagem para vocês é: tenham raciocínio independente, apóiem-se em seus valores e tomem decisões conscientes.  Desta forma pouco se arrependerão.

Os alunos, como vocês, formados pelo Insper fazem parte de nossa comunidade de Alumni, que cresce a cada dia. Nosso modelo de instituição privada sem fins lucrativos depende, para sua sobrevivência e perenidade, da participação ativa desta comunidade, que deve ser unida pelo orgulho de pertencer a uma instituição de excelência que tanto valor agrega a São Paulo e ao país.  Um número expressivo de Alumni já contribui para nosso Fundo de Bolsas, essencial para podermos admitir na escola alunos com mérito e capacidade, porém sem renda para bancar seus estudos e fundamental para criarmos diversidade em nosso corpo discente.

No Insper estamos sempre procurando melhorar, em busca de excelência, palavra batida, mas que no nosso caso reflete de fato o que buscamos.  Durante estes anos de convívio conosco tenho certeza que vocês encontraram no Insper, além da transmissão de conhecimento e competências, seriedade, meritocracia e ética.

Esta experiência educacional no Insper, em época áurea da vida de vocês, os marcará para sempre.  Aqui vocês aprenderam muito, por vezes podem ter tido angústias e sofrimentos, mas também grandes alegrias, ocasiões muito prazerosas e fizeram amizades que, em muitos casos, continuarão para toda vida.  Lembrem-se do Insper, registrem-se em nossa comunidade de Alumni e voltem com frequência à nossa escola.  Para nós será sempre uma grande alegria tê-los por perto.

Parabéns por terem completado esta etapa marcante da trajetória de vocês. Desejo a todos, do fundo do coração, muito sucesso e realizações em suas vidas, profissional e pessoal. Sejam muito felizes!

Obrigado.

Claudio Haddad, 30/08/12.

As razões para criação da marca Insper

Claudio Haddad e as realizações de 2012