Discurso de Claudio Haddad na formatura da 19ª turma de Graduação

Espaço do Presidente
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Caros colegas diretores, professores, colaboradores e amigos do Insper. Prezados pais, parentes, amigos e demais entes queridos dos formandos aqui presentes. Caros formandos.

A geração de vocês foi batizada de Geração Y por alguns consultores de carreiras, sociólogos e antropólogos. Fariam parte desta geração todos os nascidos no mundo ocidental entre o final dos anos 70 e o início do século XXI.

Segundo estes especialistas, a geração de vocês, além de dominar e viver a tecnologia, comunicando-se por smart-phones, facebook, twitter e outros gadgets, demanda um maior equilíbrio na relação trabalho-lazer-família, é muito mais flexível e propensa à mudança de emprego e carreira, tendo um grau muito menor de lealdade ao empregador do que as gerações antecedentes. Também é auto-confiante, ambiciosa, orientada a resultados, valoriza trabalho em time e anseia por atenção, feedback e orientação.

Pessoalmente sou avesso a colocar etiquetas em grupos étnicos, econômico-sociais ou mesmo gerações. O ser humano é produto de suas características genéticas e do ambiente, definido em sentido amplo, onde é criado e convive. Por muito tempo se debateu qual destes dois elementos, natureza versus meio ambiente, seria o predominante. O que a ciência tem comprovado é que os dois fatores são fundamentais e não são estanques, interagindo entre si.

Entretanto, a natureza humana, expressa em seus sentimentos, desejos, anseios, qualidades e defeitos é a mesma através dos séculos. O drama grego de Sófocles e Eurípedes, embora criado mais de 400 anos antes de Cristo, é atual ainda hoje.

O que tem evoluído rapidamente é o ambiente sócio-econômico, as instituições e o progresso científico-tecnológico.  Desde a Revolução Industrial no século XIX as mudanças a cada geração têm sido marcantes. Ainda ao início do século XX, a esmagadora maioria da população no mundo ocidental vivia sem água encanada e sem eletricidade, mesmo nas grandes cidades dos países desenvolvidos. A vida média esperada de um norte-americano era de 46 anos. As jornadas de trabalho eram longas e não havia muito tempo para lazer.

Seis décadas mais tarde, a afluência econômica e o progresso tecnológico na Europa e nos Estados Unidos permitiram que a geração dos baby-boomers (da qual faço parte) rompesse com a anterior em moda, cultura pop e sexo. A ansiedade manifestada na época quanto ao efeito nocivo da televisão na formação das crianças e adolescentes é muito similar à que se tem hoje quanto à má influência dos computadores e da internet. Mudou o meio tecnológico, mas não a natureza humana.

Vocês cresceram em uma época de ouro no Brasil e no mundo. Ao contrário das gerações precedentes, vocês conheceram apenas um ambiente político democrático, onde a transição de poder tem se processado de forma tranquila, sem stress ou traumas. A geração de vocês foi a primeira, desde a guerra, que não conviveu com inflação acima de dois dígitos. Desde 1998 o país tem tido notável estabilidade econômica, com crescimento baixo, porém contínuo, e com melhoria dos indicadores sociais.  Nossa imagem no exterior nunca esteve tão boa, tudo isso refletindo em redução de prêmio de risco e forte ingresso de investimentos estrangeiros.

Por tudo isso, a geração de vocês é privilegiada. Vocês dispõem de um ambiente político-sócioeconômico amigável e acesso a um universo tecnológico, com informação e comunicação instantâneas, que gerações como a minha apenas sonhavam em ter.

Vocês dispõem de um enorme horizonte de oportunidades onde poderão fazer diferença, agregando muito valor, onde quer que atuem.

Vocês fazem parte de uma elite e terão a responsabilidade de liderar o nosso país.  Estou certo que o que vocês vivenciaram no Insper lhes ajudará, em muito, nesta tarefa.

Vocês são jovens e se encontram na melhor época para assumir riscos. Abracem com coragem e determinação as oportunidades que façam brilhar os seus olhos, independentemente de considerações quanto à estabilidade ou ganho financeiro.  Este deve ser a conseqüência natural de uma boa escolha, perseguida com inteligência, garra, dedicação e integridade e não um objetivo de vida.

Para chegarem até aqui vocês passaram por muitos obstáculos, desafios e provas difíceis. Por períodos de muita ansiedade, mas também por outros muito prazerosos.  Aprenderam muito, desenvolveram habilidades e competências, reafirmaram valores éticos e criaram fortes amizades e relacionamentos, alguns dos quais ficarão para toda a vida. Mostraram muito mérito e provaram que podem e conseguem analisar, planejar e fazer. Enfim, viveram intensamente a experiência educacional do Insper.

Podem estar certos que estaremos torcendo, de coração, por todos vocês, para conseguirem alcançar aquilo com que sonham.

Parabéns a todos vocês, às suas famílias e entes queridos.  Muitas felicidades!

Claudio Haddad

Presidente do Insper

27/02/12

voltar

As razões para criação da marca Insper

Claudio Haddad e as realizações de 2012

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco