Discurso de Claudio Haddad durante a 25ª Formatura da graduação do Insper

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Caros colegas diretores, professores, colaboradores e amigos do Insper. Prezados pais, parentes, amigos e demais entes queridos dos formandos aqui presentes. Caros formandos.
É sempre um enorme prazer participar da formatura da graduação. Esta é a nossa vigésima quinta cerimônia. Embora sejamos uma escola ainda jovem, com vocês já teremos 2.320 alunos formados, um número expressivo e já suficiente para atingir nossa Missão de fazer diferença na sociedade.
Vocês aprenderam muito e tiveram uma intensa experiência educacional e vivencial nestes anos que passaram no Insper. Nesta idade de ouro da vida de vocês, tenho certeza que isto os marcará para sempre.
Em geral, não gosto de dar conselhos. Tenho muita opinião, certas ou erradas, sobre muitas coisas e estou sempre pronto a expressá-las. Conselhos no entanto partem do princípio de que quem os dá é dono da verdade, o que em muitas vezes não é o caso. Em situações importantes ao longo da minha vida, felizmente não segui os conselhos que me foram dados, todos com a melhor das intenções. Ainda bem. Não teria conseguido o que consegui e minha vida teria sido bem diferente, caso os tivesse seguido.
Minha experiência está longe de ser única. Tanto no mundo empresarial quanto no campo pessoal, convivi com pessoas que não seguiram os conselhos recebidos, usando seu instinto, trabalhando na alternativa escolhida, com dedicação e motivação e, desta forma, sendo mais felizes e realizados do que se os tivessem seguido.
Ao invés de dar conselhos, prefiro relatar minha experiência com o assunto em pauta, deixando o interlocutor julgar por si próprio se ela é ou não relevante para seu próprio contexto e, sendo o caso, usá-la como elemento em sua tomada de decisão.
A única vantagem de ter cabelos grisalhos, indo rapidamente para brancos – e repito a única; não consigo ver nenhuma outra – é ter visto e participado de muita coisa, sendo uma espécie de testemunha ocular da história.
Um ensinamento que tive no decorrer de minha vida profissional e que gostaria de compartilhar com vocês nesta noite de festa é a importância da mudança e evolução do ambiente e do contexto ao longo do tempo. Histórias infantis e músicas que na minha infância eram contadas e cantadas de forma natural, hoje são consideradas ofensivas ou, no mínimo, politicamente incorretas. Já termos, comportamentos e atitudes que eram consideradas inadequados, hoje são vistos como naturais e aceitos pela sociedade. O mundo evolui e, acredito, para melhor.
Evolução paralela ocorre também no ambiente empresarial e profissional. Como exemplo, até o final dos anos 80, títulos ao portador eram livremente emitidos e negociados na Europa e “insider trading” não era estigmatizado e muito menos criminalizado em muitos países europeus. Hoje, a defesa dessas práticas seria impensável.
Tal evolução, para melhor, também ocorreu no Brasil. Práticas negociais antes consideradas normais passaram a não ser mais aceitáveis, tanto sob o ponto de vista ético quanto legal. Ao longo de minha vida convivi com várias pessoas, no Brasil e no exterior – alguns ótimos profissionais – que não se aperceberam, ou não acreditaram, nesta evolução do ambiente, mantendo o comportamento que embora tolerado no antigo contexto, passou a ser inteiramente inadequado no novo.
O preço pago por isso pode ser muito alto. Além do dano material e pessoal, o efeito reputacional pode ser devastador. Reputação é equivalente a uma marca, que se constrói ao longo do tempo, através de um comportamento profissional e ético inatacável e consistente, mas que pode ser destruída em um simples evento que desminta toda a narrativa que estava sendo construída e transmitida.
A evolução de contexto, principalmente no Brasil, raramente se dá de forma linear, mas sim com avanços e recuos. Este ruído confunde alguns observadores que concluem, erradamente, que nada muda. Posso lhes assegurar que muda sim. O ambiente e as práticas de negócios do Brasil de hoje são bem diferentes dos vigentes quando comecei minha vida profissional há quarenta anos. Não tenham dúvida de que eles vão continuar a evoluir seguindo, ainda que de forma não linear, as práticas do mundo desenvolvido, nos próximos anos.
O Brasil terá forçosamente de acompanhar esta evolução. Não há outra alternativa, a não ser que o país queira ficar alijado do processo de globalização e deixar de ser relevante no cenário internacional o que, acredito, seria inaceitável pela sociedade.
Estou certo que a experiência educacional que vocês tiveram no Insper os deixou bem equipados para enfrentarem de cabeça erguida e com confiança este novo mundo, com sua evolução e transformação. Aqui, além de reforçarmos seus valores éticos, desenvolvemos sua habilidade de aprender a pensar criticamente. Conteúdos podem ser perecíveis. O que fica enraizado são conceitos fundamentais e a capacidade de raciocinar criticamente, a partir deles, para analisar, recomendar e, principalmente, executar ações para resolver problemas com os quais vocês se depararão neste mundo cada vez mais complexo, envolvendo diferentes atores e em diferentes contextos.
Podem estar certos de que aqui vocês deixarão gente que estará torcendo por vocês e sempre disposta a recebê-los de braços abertos, seja em novos cursos e programas, dentro do imperativo – cada vez mais presente – de aprendizado ao longo da vida, em atividades de Alumni, troca de ideias, programas de mentoria, fóruns de governança ou para as múltiplas outras atividades e iniciativas que temos no Insper.
Continuem perto de nós e tenham orgulho de pertencer à comunidade Insper. Este orgulho de pertencer, incrustado em nosso nome, é chave para perenizarmos a nossa Escola. É fundamental para que daqui a 50 anos, vocês possam afirmar para seus netos: estudem no Insper, onde eu estudei, pois ela é a melhor Faculdade do Brasil.
Parabéns a vocês formandos. Desejo-lhes, de coração, muitas felicidades.
Obrigado,

Claudio Haddad

Diretor Presidente do Insper

voltar

As razões para criação da marca Insper

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco