Dia do Professor: carta de Marcos Lisboa enviada aos professores em 15/10/2015.

Caros,

Hoje é um dia a ser celebrado. A valorização do ensino passa pelo reconhecimento das boas práticas na sala de aula. Fazemos parte de uma escola comprometida com o ensino e com o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais dos nossos alunos, como trabalhar em equipe, conviver com a divergência, disciplina com a execução e atenção aos detalhes. Profissionais que conhecem a limitação das técnicas que aprenderam e sabem como buscar novas abordagens para os problemas específicos que encontrarão no cotidiano do seu trabalho.

A realização desse projeto começa com a visão precisa sobre o que queremos construir e passa pela boa gestão, que garante a análise detalhada dos desafios; por metas ambiciosas, que estimulam a melhora contínua; e pela governança adequada, que garante a disciplina no acompanhamento e execução dos resultados, porém permite a divergência construtiva.

Todo bom projeto começa com boas pessoas. Uma grande escola começa com grandes professores comprometidos com o ensino centrado no aluno.

Temos muito a celebrar. Um projeto raro. Uma escola que é uma doação e que cresce com o apoio da comunidade, porque contribui para a formação de pessoas e para o debate sobre temas relevantes. Uma escola aberta à divergência informada pela evidência e pela melhor estatística.

Temos igualmente grandes desafios. Aperfeiçoar as trilhas e os indicadores sobre a nossa eficácia, garantindo o desenvolvimento das competências dos nossos alunos. Viabilizar que todos os talentos tenham acesso à nossa escola, independente de suas famílias poderem arcar com os custos do ensino. Atrair o profissional em busca do aperfeiçoamento, nas diversas etapas da sua carreira, e aprofundar a sua formação crítica e a sua capacidade de liderar.

Depois de mais de 10 anos, temos belas histórias. De professores, alunos e alumni. Alguns alunos chegaram com deficiências no aprendizado, porém de famílias que superaram muitos obstáculos para viabilizarem que seus filhos passassem no vestibular e que conseguiram o mais importante: valores e disciplina para enfrentarem e superarem as suas dificuldades. E encontraram professores que dedicaram seu tempo para os auxiliarem neste processo, resultando em exemplos de grande sucesso.

As histórias são várias e temos orgulho do que temos feito. Um sonho imenso, possível apenas pelo encontro de muitos que compartilham responsabilidade e compromisso com o mesmo projeto. Certamente podemos fazer melhor e é recompensador encontrar a crítica construtiva que aponta equívocos e caminhos para melhoria.

Tenho o privilégio de trabalhar com vocês em um projeto tão ambicioso.

Parabéns pelo seu dia. Eu, em nome da escola, agradeço.

assinatura-marcos

Panorama Insper

O Insper celebrou em 2014 dez anos como Instituição sem fins lucrativos. Conheça este e outros destaques no Panorama Insper.