Claudio Haddad na Formatura da 21ª turma de Graduação do Insper

Claudio Haddad - Presidente

Caros colegas diretores, professores, colaboradores e amigos do Insper. Prezados pais, parentes, amigos e demais entes queridos dos formandos aqui presentes. Caros formandos.

É sempre um enorme prazer participar da formatura da graduação. Esta é a nossa vigésima primeira cerimônia. Ano passado fizemos um evento comemorando dez anos de formados de nossa primeira turma, que entrou no Insper em março de 99.  Embora sejamos uma escola ainda jovem, com vocês já teremos 1.765 alunos formados em nossa graduação.

Das vinte e uma formaturas, participei de todas, exceto uma, em função de compromisso inadiável fora de São Paulo. Esta é, portanto, a vigésima vez em que abro a solenidade com um pequeno discurso, que sempre procuro limitar em no máximo dez minutos, primeiro para não cansar vocês e segundo porque a fila atrás de mim é longa.

O presidente americano Woodrow Wilson disse uma vez que para preparar um discurso de dez minutos ele precisaria de uma semana, mas se fosse para falar uma hora ele já estava pronto. De fato, síntese requer foco e objetividade, ou seja, concentrar no essencial. O que me conduz ao tema de hoje, o que é o mais importante que vocês formandos levam do Insper?

A experiência educacional que vocês tiveram na Faculdade foi bastante abrangente. Foi lhes transmitido um extenso, atualizado e sólido conteúdo, cujo aprendizado lhes foi cobrado através de incontáveis quizzes, provas, trabalhos e exames. Procuramos lhes dar uma formação mais ampla oferecendo a vocês atividades complementares, participação em entidades estudantis, possibilidade de fazer intercâmbio no exterior, desenvolvimento de competências através das atividades do Carreiras e, fundamentalmente, pela prática do método participativo em sala de aula. Nosso regime tempo integral favorece esta intensa participação nas atividades do Insper e um forte relacionamento entre vocês, gerando um sentimento de orgulho de pertencer a um grupo seleto, a Comunidade Insper.

Vocês formandos de administração foram os primeiros a participar da experiência bem sucedida do Resolução Eficaz de Problemas (REP), iniciativa que visa desenvolver a capacidade de resolução de problemas, de ter pensamento crítico, de trabalhar em grupo e liderança. Desde o ano passado, os alunos de economia também são expostos à disciplina de Problemas em Economia, na qual eles aplicam os conceitos adquiridos em situações que demandam uma recomendação de ação ou de política econômica.

Tudo isso é, sem dúvida, muito importante. Mas acredito que o mais importante de tudo tenha sido a habilidade de aprender a pensar criticamente. Por mais que se aprenda um conteúdo, ele é por natureza perecível, a não ser que constantemente utilizado.  O que deve ficar enraizado são conceitos fundamentais, absorvidos de forma inequívoca e a capacidade de raciocinar criticamente, a partir deles, para analisar e recomendar linhas de ação em situações complexas, envolvendo diferentes atores e em diferentes contextos.

O que são conceitos fundamentais? Eles constituem os alicerces sobre os quais se baseia toda a teoria.  Estudei engenharia há mais de quarenta anos e não creio que me lembre nem de uma pequena fração do que aprendi.  Mas sei que abrir a porta da geladeira não vai refrescar o ambiente e que o gelo, ao derreter, não aumenta o nível de água no copo.

Tanto em economia quanto em administração entender que os recursos são escassos, que mais de uma coisa boa é melhor do que menos e que os indivíduos respondem a incentivos, cobre um bocado de terreno. Em finanças, a conjugação de fundamentos com pensamento crítico pode evitar a falácia de que trabalhar alavancado sempre aumenta o retorno, ou que mais regulação necessariamente evitará futuras crises.

Raciocinar de forma independente e crítica implica analisar constantemente o contraditório. Qual o argumento oposto ao meu e porque este argumento ou teoria estariam errados?  Não aceitem nada sem questionamento e sempre procurem aliar o que aprenderam no Insper a esse exercício permanente de pensar.  Agindo desta forma e tendo determinação, foco e garra, vocês irão longe, onde quer que estejam atuando, seja no setor privado, governo, academia, ou empreendendo por conta própria.

Tenho certeza que a experiência educacional que vocês tiveram no Insper, em época áurea da vida de vocês, os marcará para sempre.  Aqui vocês aprenderam muito, por vezes podem ter tido angústias e sofrimentos, mas também grandes alegrias, ocasiões muito prazerosas e fizeram amizades que, em muitos casos, continuarão para toda vida.  Lembrem-se do Insper, registrem-se em nossa Comunidade Alumni e voltem com freqüência à nossa escola.  Para nós será sempre uma grande alegria tê-los por perto.

Parabéns por terem completado esta etapa marcante da trajetória de vocês. Desejo a todos, do fundo do coração, muito sucesso e realizações em suas vidas, profissional e pessoal. Sejam muito felizes!

Obrigado.

Claudio Haddad

Presidente do Insper

28/02/2013

Claudio Haddad –
Discurso da 21ª Turma de Administração e Economia do Insper.