Os profissionais que querem aprender a coletar informações de forma inteligente e a identificar oportunidades, que têm o desejo de elaborar planos estratégicos de marketing e realizá-los na empresa em que atuam ou no negócio que pretendem criar, precisam conhecer a certificação em Gestão de Marketing (Marketing Management), do Insper.
Essa é uma possibilidade oferecida para quem quer se aprimorar em um campo do conhecimento e se destacar no mercado de trabalho, tendo em mãos uma certificação de instituição renomada, em um curso com apenas seis meses de duração.
Veja a seguir o detalhamento da certificação em Gestão de Marketing.
Sobre a certificação em Gestão de Marketing do Insper
Gestão de Marketing é uma das certificações oferecidas pelo Insper.
O aluno que optar por concluí-la e for aprovado na avaliação já obtém a certificação de especialista em Gestão de Marketing, estando plenamente apto para desenvolver e executar planos estratégicos nessa área para a garantia do posicionamento competitivo da organização.
Gestão de Marketing tem carga horária total de 126 horas/aula, ao longo de seis meses, às segundas e terças-feiras, das 19h15 às 22h15.
A certificação é dividida em dois módulos, que totalizam 90 horas/aula.
O primeiro módulo (“Análise de Marketing”) vai capacitar os alunos para:
- Identificar as principais oportunidades durante a coleta de informações e o trabalho de inteligência de mercado, de acordo com a estratégia empresarial;
- Fazer a gestão dos indicadores de performance e retroalimentação para gestão estratégica da organização;
- Desenvolver o planejamento estratégico de marketing para uma empresa real, utilizando a estrutura da escola, como o Hub de Inovação, o Centro de Empreendedorismo e o Laboratório de Ciências da Computação do Insper;
- Definir as transformações necessárias para a competitividade, a eficiência e a evolução dos negócios, a partir de análises das bases de dados e digitalização de processos digitais que geram valor para os clientes
- Analisar o contexto tecnológico e digital no qual a empresa está inserida e propor soluções para acelerar a transformação digital com objetivo de melhoria da eficiência e de uma melhor experiência dos clientes e consumidores.
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo módulo (“Execução de Marketing e Excelência”), que vai capacitar para:
- Materializar produtos, serviços, canais de vendas, comunicação e distribuição das ambições estratégicas da organização;
- Definir os meios pelos quais a equipe responsável fará a entrega de valor a clientes e consumidores, garantindo o Go-to-Market ideal;
- Desenvolver indicadores de desempenho para o acompanhamento da implementação do plano e a alimentação para painéis de gestão táticos e estratégicos;
- Implementar o plano desenvolvido no módulo anterior da empresa real que foi definida como objeto de estudo.
Dupla certificação
Além desses módulos, o aluno terá 36 horas/aula para aperfeiçoamento da competência Teamwork (Atuação em equipe), quando realiza uma primeira certificação, e Agile Teams (equipes ágeis), na segunda vez que o faz. Assim, recebe mais uma certificação por sua expertise adquirida nos trabalhos em equipe em conjunto com a certificação especialista.
Ou seja, o aluno conclui as 270 horas do curso com duas certificações: em Gestão de Marketing e em Teamwork.
Caso ele queira cursar uma segunda certificação do Insper, o aluno recebe uma evolução para atuar em funções de liderança ágil em equipes, com mais 36 horas de aulas, recebendo, ao final, uma nova certificação, em Leading Agile Teams (Liderança e Gestão em Equipes).
Para quem se dirige essa certificação
Essa certificação é voltada para profissionais com até três anos de experiência em empresas de médio e grande porte, bem como quem deseja ou está empreendendo e quer garantir que o planejamento estratégico da organização seja executado para construção do posicionamento e da entrega da proposta de valor da empresa.
Também é voltada para todos aqueles que pretendem exercer funções de gestão e de liderança.
O aluno deve ter curso de graduação completo, leitura fluente em inglês e boas habilidades em matemática, além de disponibilidade de tempo para estudo.
Objetivos da certificação
A certificação em Gestão de Marketing prepara o aluno para:
- Analisar cenários, ambientes e tendências relacionadas ao negócio;
- Dimensionar mercado e estabelecer posicionamentos relacionados ao negócio;
- Analisar a Jornada do Cliente e o Customer Experience relacionados ao negócio;
- Propor produtos e serviços e definir o marketing mix relacionados ao negócio;
- Definir OKRs (Objectives and Key Results) relacionadas ao negócio;
- Elaborar um plano de marketing relacionado às estratégias do negócio.
Processo seletivo
Para cursar uma certificação do Insper é preciso passar por um processo seletivo, que é o mesmo usado para as pós-graduações. Isso porque, uma vez tendo passado em uma certificação, o aluno pode ingressar em outras certificações sem necessidade de passar por processos seletivos adicionais.
São 4 etapas no processo seletivo:
- Formulário de inscrição
- Testes
- Documentação
- Entrevista de admissão
- Veja, a seguir, um detalhamento de cada uma delas.
1. Formulário de inscrição
No formulário de inscrição, o candidato deve descrever as suas experiências profissionais, informações pessoais e a sua formação acadêmica.
2. Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT)
As orientações sobre pagamento e realização dos testes são enviadas por e-mail, pelo nosso parceiro de avaliações, Primeira Escolha.
Os testes são de múltipla escolha e avaliam conhecimentos de matemática e língua inglesa. O teste de matemática deve ser feito em até 75 minutos e o de língua inglesa em até 30 minutos.
O resultado é informado ao final da prova, e o candidato deve conseguir nota mínima de 50% nas questões de conhecimento matemático, para continuar no processo seletivo.
3. Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:
As cartas de recomendação devem ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.
A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos citados.
Além disso, os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:
- Documento de identidade
- Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau**
- Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).
* Os candidatos que têm diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo.
** Caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.
4. Entrevista de admissão
Enviaremos por e-mail a orientação para marcar a entrevista. Durante a entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper, vamos entender se as suas expectativas e o seu momento de carreira estão alinhados ao programa.
Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
Após analisar o desempenho em cada etapa do processo seletivo, entraremos em contato com as pessoas aprovadas para finalizar a matrícula e dar as boas-vindas ao programa escolhido.
Conheça as outras certificações oferecidas pelo Insper, que, com apenas seis meses de duração, habilitam os profissionais para áreas importantes do conhecimento e os ajudam a se destacar no mercado de trabalho!