Quem deseja empreender, iniciando uma empresa do zero, ou o profissional que atua em uma organização e quer inovar, seja por meio do desenvolvimento de novos processos, produtos ou ideias de negócios, precisa conhecer a certificação em Empreendedorismo e Inovação (Entrepreneurship and Innovation), do Insper.
Essa é uma possibilidade oferecida para quem quer se aprimorar em um campo do conhecimento e se destacar no mercado de trabalho, tendo em mãos uma certificação de instituição renomada, em um curso com apenas seis meses de duração.
Veja a seguir o detalhamento da certificação em Empreendedorismo e Inovação.
Sobre a certificação em Empreendedorismo e Inovação do Insper
Empreendedorismo e Inovação é uma das certificações oferecidas pelo Insper.
O aluno que optar por concluí-la e for aprovado na avaliação já obtém a certificação de especialista em Empreendedorismo e Inovação, estando plenamente apto para empreender ou se tornar um agente inovador dentro da organização onde atua.
Empreendedorismo e Inovação tem carga horária total de 126 horas/aula, ao longo de seis meses, às segundas e terças-feiras, das 19h15 às 22h15.
A certificação é dividida em dois módulos, que totalizam 90 horas/aula.
O primeiro módulo (“Partida”) vai capacitar os alunos para:
- Propor e desenvolver ideias de novos negócios ou inovações em negócios já existentes;
- Aplicar conceitos de estratégia, empreendedorismo e inovação ao desenvolvimento de ideias de novos negócios e inovações;
- Pensar em oportunidades de geração de valor financeiro, social e cultural, a partir de necessidades reais de pessoas e organizações;
- Definir mercados potenciais e proposta de valor;
- Desenhar modelos de negócios e testes de hipótese;
Utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP);
- Elaborar pitch deck e apresentar para stakeholders.
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo módulo (“Aceleração”), que vai capacitar para:
- Desenhar segmentação de mercados potenciais e priorizar nicho de ataque;
- Realizar entrevistas com clientes potenciais e mapear tarefas, jornadas e dores;
- Desenvolver testes de hipótese, experimentos e estratégias de pivotagem;
- Utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP), fazer experimentos e validar hipóteses sobre ideias de novos negócios e inovações;
- Compreender a aplicação de métricas e indicadores, como custo de aquisição de clientes e life-time value;
- Avaliar ideias e modelos de negócios com foco em escalabilidade, viabilidade técnica e viabilidade financeira;
- Identificar alternativas de fundraising adequadas aos diferentes estágios do processo empreendedor.
Dupla certificação
Além desses módulos, o aluno terá 36 horas/aula para aperfeiçoamento da competência Teamwork (Atuação em equipe), quando realiza uma primeira certificação, e Agile Teams (equipes ágeis), na segunda vez que o faz. Assim, recebe mais uma certificação por sua expertise adquirida nos trabalhos em equipe em conjunto com a certificação especialista.
Ou seja, o aluno conclui as 270 horas do curso com duas certificações: em Empreendedorismo e Inovação e em Teamwork.
Caso ele queira cursar uma segunda certificação do Insper, o aluno recebe uma evolução para atuar em funções de liderança ágil em equipes, com mais 36 horas de aulas, recebendo, ao final, uma nova certificação, em Leading Agile Teams (Liderança e Gestão em Equipes).
Para quem se dirige essa certificação
Essa certificação é voltada para profissionais com até três anos de experiência em empresas de médio e grande porte, bem como quem deseja ou está empreendendo e quer aprimorar seu desempenho e entendimento de seu papel na organização.
Também é voltada para todos aqueles que pretendem exercer funções de gestão e de liderança.
O aluno deve ter curso de graduação completo, leitura fluente em inglês e boas habilidades em matemática, além de disponibilidade de tempo para estudo.
Objetivos da certificação
A certificação em Empreendedorismo e Inovação prepara o aluno para:
- Seleção de mercado-alvo;
- Mapeamento e seleção de oportunidades latentes ou explícitas de stakeholders;
- Resolução de problemas: desenvolvimento de solução para problemas do negócio;
- Comunicação: argumentação e retórica para defender elementos da proposta de valor;
- Identificação dos objetivos e das necessidades do negócio;
- Formalização de processos para solução de problemas do negócio.
Processo seletivo
Para cursar uma certificação do Insper é preciso passar por um processo seletivo, que é o mesmo usado para as pós-graduações. Isso porque, uma vez tendo passado em uma certificação, o aluno pode ingressar em outras certificações sem necessidade de passar por processos seletivos adicionais.
São 4 etapas no processo seletivo:
- Formulário de inscrição
- Testes
- Documentação
- Entrevista de admissão
- Veja, a seguir, um detalhamento de cada uma delas.
1. Formulário de inscrição
No formulário de inscrição, o candidato deve descrever as suas experiências profissionais, informações pessoais e a sua formação acadêmica.
2. Teste de Preparo em Temas Quantitativos (TPTQ) com English Reading Test (ERT)
As orientações sobre pagamento e realização dos testes são enviadas por e-mail, pelo nosso parceiro de avaliações, Primeira Escolha.
Os testes são de múltipla escolha e avaliam conhecimentos de matemática e língua inglesa. O teste de matemática deve ser feito em até 75 minutos e o de língua inglesa em até 30 minutos.
O resultado é informado ao final da prova, e o candidato deve conseguir nota mínima de 50% nas questões de conhecimento matemático, para continuar no processo seletivo.
3. Documentação
Os documentos abaixo devem ser inseridos através de upload no formulário de inscrição:
As cartas de recomendação devem ser obtidas junto a profissionais, executivos ou acadêmicos que tiveram contato direto com o candidato e possam atestar e confirmar suas habilidades.
A apresentação incompleta dos documentos impede o prosseguimento no processo seletivo. A candidatura só pode ser retomada após a entrega da totalidade dos documentos citados.
Além disso, os documentos abaixo são obrigatórios e devem ser apresentados no ato da matrícula, em caso de aprovação no processo seletivo:
- Documento de identidade
- Diploma de graduação (frente e verso)* ou, provisoriamente, comprovante de colação de grau**
- Carta de responsabilidade financeira (se o pagamento do curso for realizado por empresa).
* Os candidatos que têm diploma de graduação estrangeiro podem apresentar apenas seu diploma de graduação no processo seletivo.
** Caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.
4. Entrevista de admissão
Enviaremos por e-mail a orientação para marcar a entrevista. Durante a entrevista com um membro do Comitê de Admissão do Insper, vamos entender se as suas expectativas e o seu momento de carreira estão alinhados ao programa.
Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão
Após analisar o desempenho em cada etapa do processo seletivo, entraremos em contato com as pessoas aprovadas para finalizar a matrícula e dar as boas-vindas ao programa escolhido.
Conheça as outras certificações oferecidas pelo Insper, que, com apenas seis meses de duração, habilitam os profissionais para áreas importantes do conhecimento e os ajudam a se destacar no mercado de trabalho!