Os Dilemas do Posicionamento Ético

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Na construção de um ambiente organizacional mais ético, é fundamental garantir o efetivo encaminhamento de denúncias de práticas ilegais, bem como a proteção destes informantes. No entanto, inúmeras barreiras e questões estão presentes neste processo de expor desvios de conduta ética. Da parte do informante, o receio de sofrer represálias. Da parte de quem recebe a denúncia, a responsabilidade de encaminhar corretamente cada caso.

Para promover a discussão destes difíceis dilemas éticos, o Centro de Liderança e Inovação (CLI) convida Beatrice Edwards, especialista em medidas anticorrupção e proteção de informantes e com longa trajetória a frente do GAP (Government Accountability Project), organização especializada em assistência e proteção de informantes e delatores.

O CLI recebe também Fabio Barbosa, ex-presidente da Abril Mídia e do Banco Real e Santander e atual conselheiro de diversas instituições. Juntos, Beatrice e Fabio irão discutir o complexo processo de encaminhamento de denúncias de desvios éticos e a construção de uma cultura ética dentro das organizações.

Beatrice Edwards
(clique para ler a bio)

Foi diretora executiva e do programa internacional do GAP (Government Accountability Project, ou Projeto de Responsabilidade Governamental), uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA, que fornece defesa judicial e assessoria aos informantes dos setores público e privado e, ao longo de quase 40 anos de atuação, já forneceu suporte a mais de 6000 pessoas. Atualmente, é consultora do GAP para políticas internacionais.
Possui mais de 30 anos de experiência trabalhando em medidas anticorrupção, questões trabalhistas e reformas de serviço público em nível nacional e internacional. Antes de ingressar no GAP, ela gerenciou o Projeto Internacional de Instituições Financeiras (IFI) para Serviços Públicos, onde monitorou empréstimos aos governos latino-americanos e caribenhos para cumprimento das normas internacionais de trabalho e mandatos anticorrupção. Beatrice também atuou como Especialista Sênior para Assuntos Econômicos e Sociais na Organização dos Estados Americanos (OEA) e geriu o Projeto Multinacional de Educação para o Trabalho da OEA na América Latina e no Caribe.

Fábio Colletti Barbosa
(clique para ler a bio)

Foi presidente do Banco Real e Santander de 1996 a 2011. Presidente da Febraban entre 2007 e 2011. De 2011 a 2014, foi presidente da Abril Mídia. Atualmente é conselheiro do Banco Itaú-Unibanco, Gávea Investimentos, CBMM, Insper, UN Foundation e Itaú Social. Presidente do Conselho da Osesp e Endeavor. Formado em Administração de Empresas pela FGV e MBA no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça.

Dia: 15/03/2017
Horário: das 18h30 às 20h30

Programação

18h30 – 19h: Welcome Coffee
19h – 19h15: Apresentação do evento
19h15 – 20h30: Debate com Beatrice Edwards e Fábio Barbosa

Inscrições Encerradas!

logos-cli-arymax

voltar

Centro de Liderança e Inovação

Nosso centro atua com o objetivo de abordar a temática da liderança como um fenômeno a ser analisado a partir de contexto e dinâmica social.

Conheça a proposta do CLI.

Uma conversa sobre liderança

Assista ao vídeo em que Carolina da Costa, Maurizio Mauro e Carlos Melo debatem sobre a formação da liderança e seu papel na política e nas organizações.

Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

Desenvolvendo o líder como indivíduo e apresentando conceitos e práticas para uma gestão estratégica de pessoas. Inscreva-se!

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco