Publicações

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Os pesquisadores que compõem os núcleos do Centro de Estudos em Negócios desenvolvem pesquisas em diversas áreas do conhecimento, que são conteúdo relevante para empresas e organizações.

Compartilhamos aqui relatórios de pesquisa, artigos acadêmicos, working papers e white papers, entre outros produtos derivados de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores. Desta forma, desejamos contribuir para aumentar o alcance deste conhecimento.

Conheça alguns destes trabalhos, clicando nos títulos abaixo.

 

 Implantação e avaliação do sistema de metas e acompanhamento dos resultados da segurança pública no estado do Rio de JaneiroNúcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental

O estudo examina o Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) da Secretaria de Segurança do estado do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2016, que estabelece metas para a atuação policial integrada com base em indicadores estratégicos de criminalidade. O atingimento das metas é recompensado com o pagamento de gratificações e premiações simbólicas. Por meio de análises quantitativas e qualitativas da experiência fluminense, o objetivo do estudo foi o de apontar os fatores de sucesso e passíveis de melhoria do programa, podendo servir de guia para outros governos interessados em replicar inovações gerenciais na gestão da política de segurança pública.

 

 Uber: O dilema de crescer com uma inovação disruptiva Núcleo de Instituições e Ambientes de Negócios

O estudo de caso buscou verificar quais os desafios decorrentes da entrada da Uber no mercado brasileiro. Ao descrevermos a tecnologia disruptiva da Uber e os benefícios de externalidade de rede trazidos pela empresa, os alunos são guiados para pensarem quanto de valor é destruído no mercado de licenças de táxi. O caso também pode ser utilizado para pensar qual seria a melhor regulação para a Uber no contexto brasileiro.

 Medindo os Impactos do PL 1.572 da Câmara dos Deputados, ou do PL 487 do Senado Federal, que propõem o Novo Código Comercial BrasileiroNúcleo de Instituições e Ambientes de Negócios

O objetivo deste trabalho é exclusivamente mensurar quantitativamente os impactos causados pela aprovação do Novo Código Comercial, tal qual como ele se apresenta sob a forma dos dois Projetos de Lei apresentados no Congresso Nacional brasileiro (PL 1.572 e PLS 487). A discussão histórica, contextual e qualitativa das propostas serão deixadas de lado, podendo (e devendo) ser retomadas em outro momento e em outras análises.

 A Cadeia de Saúde Suplementar no Brasil: Avaliação de Falhas de Mercado e Propostas de Políticas (maio/2016) – Núcleo de Instituições e Ambientes de Negócios

Este trabalho busca identificar as razões dos atrasos e imprevisibilidade que marcam os empreendimentos de infraestrutura no Brasil. Ao final, o estudo traz algumas recomendações para aperfeiçoamento das estruturas e processos relacionados à sua implantação.

 Contribuições para a governança da infraestrutura no Brasil – projeto básico e mediação de conflitos (abril/2015) – Núcleo de Instituições e Ambientes de Negócios

Este estudo tem o objetivo de mapear o funcionamento da Saúde Suplementar e identificar as principais falhas de mercado do sistema, bem como propor políticas para mitigar tais problemas.

 Contratos de impacto social – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental – Metricis

Este artigo apresenta uma proposta para que contratos de investimento sejam um novo modo de alavancar projetos sociais no Brasil, ilustrando a proposta com uma aplicação em educação.

 As Armadilhas Escondidas da Inovação Inclusiva – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental – Metricis

Novos produtos e serviços vendidos para pessoas de baixa renda em mercados emergentes são frequentemente descontinuados antes que os esforços alcancem a escala necessária para prosperar. Veja o que os líderes de negócios devem saber para escapar deste destino.

 Como as Universidades podem promover Colaborações Multidisciplinares e Entre Culturas no Investimento de Impacto: o Caso da Universidade de St. Gallen e Insper – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental – Metricis

Escolas de Negócios podem desempenhar papel importante na construção de um mercado para investimento de alto impacto provendo espaço multidisciplinar e para múltiplos stakeholders de um projeto. Embora seja mais fácil desenvolver pesquisas de forma isolada, soluções inovadoras virão mais facilmente através de equipes de trabalho de várias culturas. A academia é geralmente vista como uma “torre de marfim”. No caso da plataforma de conhecimento do Impact Investing Latim America (IILA), professores, estudantes, pesquisadores e praticantes estão desenvolvendo projetos pioneiros para apoiar o crescimento do campo de investimento de impacto.

 

Entre em contato: ceneg@insper.edu.br.

voltar

Professores dedicados ao ensino e à pesquisa aplicada. Conheça nosso corpo docente com dedicação integral.

Bolsas de Estudo

Conheça o Programa de Bolsas do Insper.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco