Núcleo de Negócios Familiares

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O objetivo de Negócios Familiares (NF) no Insper é ser um ponto de referência para governança e estratégia de empresas familiares no Brasil. Em linha com a proposta de valor institucional do Insper, o núcleo atua em ensino e pesquisa.

Sua agenda de ensino foca no desenvolvimento contínuo de alunos e ex-alunos que se interessam pelo tema. Já a agenda de pesquisa foca no desenvolvimento e disseminação de conhecimento no contexto de negócios familiares, de maneira conectada com a comunidade global de pesquisadores e praticantes do tema.

A comunidade de Negócios Familiares no Insper congrega acionistas e futuros acionistas de negócios familiares, assim como executivos de negócios familiares e family offices.

Equipe

Fernando R. Chaddad


Executivo da indústria de serviços profissionais com responsabilidade por P&L, Dr. Chaddad conta com 20 anos de experiência formulando estratégia e liderando ciclos de transformação em clientes, principalmente nas verticais de produtos de consumo e varejo. Graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Offenburg (Alemanha), MBA em general management pela Tuck School of Business (Dartmouth College), e Ph.D. em Estratégia pela Kenan-Flagler Business School (University of North Carolina at Chapel Hill), com foco em governança corporativa. É autor do livro “Do Private Equity Buyouts Create Value?” e um dos poucos brasileiros em publicações acadêmicas globais de primeiro escalão em estratégia de negócios, como Strategic Management Journal. Como praticante, Dr. Chaddad é investidor e membro de conselhos de organizações familiares desde 2010. Hoje, Dr. Chaddad é conselheiro da Holding Varanda e do Instituto Rodrigo Mendes.

Fernando Curado


Sócio-Diretor da F.Curado Governança e Sucessão, desde 1991. Fez ainda carreira executiva no Grupo Ultra, onde foi diretor executivo da Ultratec Engenharia, e foi diretor presidente da Probel. É engenheiro industrial pela PUC-RJ, MS pela Purdue University, e possui Ph.D. pela North Carolina State University. É autor dos livros “A Empresa Familiar a Salvo de Rupturas” e “Conselho de Administração Eficaz para Sociedades de Capital Fechado”. Atividade nos conselhos da Sotreq, TAM-Marilia, Grupo Mantiqueira, Coferly, Omni, SZD, e outros.

Thiago Penido


Sócio da F.Curado Governança e Sucessão, desde 2016. Fez carreira executiva na indústria de infraestrutura, quando foi superintendente de operações da Serveng Engenharia e Diretor de Planejamento Estratégico do Grupo Serveng, além de ter sido summer associate na WR Grace. Atuou ainda em consultoria de estratégia, na AT Kearney. Foi membro do conselho de administração da Corumbá Concessões e do conselho curador da FLUPP – Fundação Lúcia e Pelerson Penido. É engenheiro civil pela FAAP e MBA pela Kenan-Flagler Business School (University of North Carolina at Chapel Hill).

Aline Porto


Sócia da BanyanGlobal, empresa internacional especializada em empresas familiares. Tem mais de 15 anos de experiência em consultoria, atuando com empresas familiares em temas como governança, estratégia, sucessão e desenvolvimento de futuras gerações. Atualmente é a sócia responsável pela BanyanGlobal no Brasil. Antes de atuar na Banyan, Aline foi Sócia da consultoria Monitor Group, onde trabalhou por mais de 10 anos, e onde co-liderou a criação da prática de negócios familiares da empresa. Também já atuou no terceiro setor, como Diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna. É Engenheira de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, e MBA pelo INSEAD.


 

voltar

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco