IC-PMN Março 2010 – Preços não devem mudar entre pequenos e médios

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Os pequenos e médios empresários brasileiros acreditam na manutenção dos preços de seus produtos e serviços no terceiro trimestre de 2010. A pesquisa realizada com exclusividade para o Valor, junto com o levantamento que apura o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios, desenvolvido em parceria pelo Insper e pelo Santander, aponta, ainda, uma leve tendência de alta.

De acordo com o levantamento, 67% dos empresários acreditam que seus preços ficarão iguais, enquanto 23% acreditam que o preço vai subir. Para 2% dos entrevistados, os preços vão subir muito.  Já para 7% dos empresários, os preços vão diminuir e apenas 1% deles acredita que os preços vão diminuir muito.

O Comércio apresentou a maior variação, com 26% dos entrevistados que acreditam que os preços vão subir ou subir muito e 9% reduzirão ou reduzirão muito os preços. No setor de serviços, 24% acreditam na alta e 7% na baixa dos preços, enquanto na indústria, estes números são 26% e 6%, respectivamente.

Na divisão por região, os empresários do Sudeste são os que mais acreditam na manutenção dos preços (71%), enquanto o Centro-Oeste é onde os empresários mais apostam no aumento (31% aumentará e 5% aumentará muito os preços). 59% dos entrevistados do Centro-Oeste não mudarão seus preços.

Gráfico ICPMN

voltar

Fale com o CPE

cpe@insper.edu.br

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco