IC-PMN Dezembro 2009 – Com base na sua experiência: Qual é a condição essencial/principal para quem vai iniciar um negócio?

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Boa idéia e experiência são fundamentais para empreender

Ter uma boa idéia é o fator imprescindível para quem vai abrir um negócio. Ter atuado na área também ajuda bastante e o dinheiro, é o terceiro item mais importante para quem quer começar. É o que mostra a experiência dos empresários de pequenos e médios negócios, de acordo com pesquisa realizada pelo Insper, em parceria com o grupo Santander Brasil, para o IC-PMN, Índice de Confiança dos Pequenos e Médios Negócios.

O levantamento aponta as expectativas dos empresários deste setor em relação ao desempenho da economia do País, do seu ramo de atividade e de sua empresa para os próximos três meses. Na edição divulgada em dezembro, foi realizada, com exclusividade para o Valor Econômico, uma pergunta extra para buscar o que os empresários consideram essencial para quem vai empreender.

As opções eram: Idéias inovadoras, crédito, ter atuado na área, cursos e treinamentos e troca de experiência.  Foram entrevistados mais de 1,2 mil empresários de todas as regiões do país, dos setores da indústria, comércio e serviços.

Gráfico ICPMN

voltar

Fale com o CPE

cpe@insper.edu.br

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco