Confira o resultado do IC-PMN para o 2º TRI de 2009

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Índice atinge 57,2 pontos e mostra que os empresários do setor estão bem menos otimistas para os próximos três meses

O Insper e o Grupo Santander Brasil lançaram no dia 11/03 o segundo Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN). O indicador, que começou a ser divulgado em novembro do ano passado, aponta as expectativas dos empresários em relação ao desempenho da economia do País, do seu ramo de atividade e de sua empresa.

Acesse os relatórios do IC-PMN

Construído em uma escala de 0 a 100 pontos, sendo 100 o nível máximo de confiança, o IC-PMN de março teve queda significativa, passando de 69,5 (número apurado em novembro) para 57,2 pontos. A queda registrada, na comparação com o resultado divulgado em novembro de 2008, foi de 12,3 pontos (ou 17,7%). O índice mostra que os empresários de pequenos e médios negócios estão bem menos otimistas quanto às perspectivas para os próximos três meses.

Segundo o coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, Danny Claro, “o IC-PMN é um importante balizador de acontecimentos futuros, permitindo que o empresariado e o governo tomem decisões. Nesse momento onde as incertezas são ainda grandes, pudemos capturar uma queda no otimismo do pequeno e médio empresário. Interessante notar que apesar da queda o índice ainda está acima do patamar de neutralidade”.

Todos os aspectos capturados pelo índice mostram diminuição na confiança dos empresários. A perspectiva de aumento de pessoas que trabalham na empresa caiu de 68,4 para 52,6 pontos. Em relação ao desempenho geral da economia, o indicador caiu de 65,5 para 52,0 no período. Porém, o indicador que aponta a confiança em relação ao desenvolvimento do seu próprio negócio alcançou 62,5 pontos, o mais elevado entre todas as questões investigadas. “É importante saber que mesmo em momentos de maior incerteza, os empresários acreditam no desenvolvimento de suas próprias empresas. Isso vem ao encontro do objetivo do Grupo, que é apoiar o desenvolvimento desse segmento da economia”, diz Ede Viani, superintendente executivo de Pessoa Jurídica do Grupo Santander Brasil. Os empresários do Nordeste foram os que demonstraram maior queda da confiança (21,3%).

O levantamento do segundo IC-PMN foi feito a partir das respostas de 1.200 empresários das cinco regiões do país e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria), que responderam à pesquisa por entrevistas telefônicas feita entre 27 de janeiro e 10 de fevereiro. Fazem parte da mostra empresas que faturam até R$ 20 milhões/ano.

Março/2009

voltar

Fale com o CPE

cpe@insper.edu.br

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco