IC-PMN para 2º TRI mostra 4ª queda consecutiva na confiança do empresário de pequenos e médios negócios

icpmn
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), referente ao segundo trimestre de 2014 apresentou queda de 4,8%. Elaborado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia, com apoio do Santander, o indicador recuou para 65,9 pontos dos 69,2 pontos do primeiro trimestre deste ano.

“Esta é a quarta queda consecutiva do índice desde que atingiu seu ápice no segundo trimestre de 2013, quando foram registrados 75,2 pontos. Isso se dá, principalmente, pelo aumento das incertezas com relação ao futuro da economia, que já atinge todos os setores”, explica José Luiz Rossi Junior, professor e pesquisador do Insper.

Os dados, obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.336 empresários de todo o país, apontam queda em todas as questões que compõem o índice:

icpmn22

Por regiões, o panorama é um pouco diferente. Na região Norte, o resultado do IC-PMN teve leve alteração positiva: passou de 69,7 pontos no primeiro trimestre para 69,9 pontos agora. Já os donos de pequenos e médios negócios nas demais regiões tiveram queda na confiança: no Sul, o índice passou de 68,4 pontos para 66,9 pontos; no Sudeste, de 68,5 pontos para 65,4 pontos; no Centro-Oeste de 68,5 pontos para 62,6 pontos; e no Nordeste, a confiança foi de 73 pontos para 66,3 pontos.

Mesmo movimento de queda se observa no recorte por ramo de atividade: na indústria, a confiança caiu de 69,6 pontos nos três primeiros meses de 2014 para 67,1 pontos na pesquisa atual; no comércio foi de 68,8 pontos para 65,5 pontos e no setor de serviços, de 70 pontos para 64,8 pontos no segundo trimestre do ano.

“Acreditamos que o resultado da pesquisa faz parte de um ano de incertezas. Com juros em alta e inflação persistente é natural que o empresário fique mais cauteloso. No Santander, continuamos empenhados em apoiar o setor não só no acesso ao crédito, como também na assessoria de gestão para o seu negócio”, afirma José Roberto Machado, diretor de Oferta Integrada & Segmento Empresas do Santander.

 

Leia matérias sobre o IC-PMN:

Intenção de investir é a mais baixa em cinco anos, Folha de S. Paulo

Brazil small and mid-size business confidence drops, Reuters

 

Ouça matéria da rádio CBN, com entrevista do professor José Luís Rossi Junior, sobre o resultado do IC-PMN e o resultado da pergunta exclusiva: quais são as perspectivas para o ano de 2014 diante do quadro econômico atual?

Acesse aqui o relatório do IC-PMN para o 2º TRI.

Conheça os resultados da edição anterior do IC-PMN (para o 1º trimestre).

Março/2014

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco