IC-PMN apresenta queda nas expectativas para o 3º trimestre

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) referente ao terceiro trimestre de 2013 mostra queda na confiança de 5,6% em relação ao segundo trimestre do ano (71 pontos contra 75,2 pontos), sinalizando que os empresários encontram-se menos otimistas em relação à economia brasileira. O resultado também é razoavelmente inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2012 (74,1 pontos) e um pouco menor que no mesmo período de 2011 (72,3 pontos).

“O IC-PMN mostra que os pequenos e médios empresários possuem uma perspectiva menos positiva sobre a evolução da economia no curto prazo. O aumento da incerteza, associada à subida da inflação, são, provavelmente, os fatores que provocaram este declínio”, acredita José Luiz Rossi, professor e pesquisador do Insper.

A queda na confiança foi generalizada nas seis questões investigadas pela pesquisa: economia; ramo de atividade; faturamento; lucro; empregados e investimento.

Por ramo de atividade, a maior queda foi verificada entre os empresários do comércio, para 70,7 pontos ante 75,7 pontos no trimestre anterior. O setor de serviços alcançou 71,2 pontos e o setor industrial, 71,8 pontos.

A redução na confiança também se mostrou difundida entre as diferentes regiões do país – todas elas apresentaram declínio, em especial Sul e Centro-Oeste.

O IC-PMN mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios na economia brasileira. O índice reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado pelo Insper em parceria com o Santander. Os empresários respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança.

Para acessar o relatório do 19º Índice IC-PMN clique aqui.

Junho/2013

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco