Confiança do Pequeno e Médio Empresário para o Segundo Trimestre/2015 Recua 2%

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) para o período de abril a junho de 2015 atingiu 57,7 pontos e registrou um leve recuo de 2% quando comparado aos três primeiros meses de 2015.

O indicador, divulgado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper com apoio do Santander, manteve o ritmo de retração, porém em uma proporção menor quando comparada à registrada entre o 4º trimestre de 2014 e o 1º trimestre de 2015. O professor e pesquisador do Insper Gino Olivares comenta que o indicador quase atingiu o mesmo patamar do 2º trimestre de 2009, período mais agudo da crise global, quando o nível de confiança somou 57,2 pontos à época. Para o economista, este resultado ilustra o grau de desconforto do pequeno e médio empresário com a situação atual.

Olivares também explica que o declínio do IC-PMN no 2º trimestre de 2015 foi afetado pelo nível de confiança do setor de serviços, que apontou queda de 3,18%, para 58,4 pontos no segundo trimestre.

O setor da indústria manteve o nível praticamente estável ao atingir 58,9 pontos, contra 58,4 pontos do 1º primeiro trimestre de 2015. Os pequenos e médios empresários do comércio apontaram retração de 2,2%, para 57 pontos.

Entre os quesitos avaliados, o pior desempenho foi o da expectativa em relação à economia brasileira, que totalizou 48,4 pontos, retração de 6,2% ante os 51,6 pontos registrados nos três primeiros meses de 2015. Já em relação as perspectivas para o faturamento, o indicador teve recuo de 1,7% para 63,6 pontos. O quesito empregados se manteve praticamente estável, com 54 pontos.

Na avaliação regional, o Nordeste apresentou o maior aumento no nível de confiança, de 3,1% (para 59,8 pontos). O Centro-Oeste também registrou crescimento, de 2,2% (para 57,5 pontos) enquanto a região Sul apresentou aumento tímido de 0,7% (para 56,7 pontos). Em contrapartida, o Sudeste e Norte mantiveram o ritmo de retração em relação ao trimestre anterior, com quedas de 5,3% (para 57 pontos) e 2,7% (para 62 pontos), respectivamente.

O Insper realizou 1328 entrevistas telefônicas com pequenos e médios empresários de diferentes regiões do Brasil, dos setores do comércio, indústria e serviços. A margem de erro do IC-PMN é de 1%, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

 

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Fonte: Insper e Santander

Acesse aqui o relatório do IC-PMN para o 2º trimestre de 2015.

Conheça os resultados anteriores do IC-PMN.

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