Confiança do pequeno e médio empresário para 4º TRI registra 63,4 pontos

icpmn
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com o apoio do Santander, divulga o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), referente ao período de outubro a dezembro de 2014. O indicador interrompe o ciclo de queda e registra para o quarto trimestre 63,4 pontos, praticamente estável frente aos 63,3 pontos apresentados para o terceiro trimestre deste ano.

O professor e pesquisador do Insper Danny Claro destaca que, entre os quesitos avaliados pela pesquisa, dois deles, economia e faturamento, apresentaram um aumento expressivo para o quarto trimestre em comparação com o terceiro trimestre deste ano, contribuindo para o final do ciclo de quedas do IC-PMN. De acordo com a pesquisa, o índice que mede a perspectiva para a economia teve um aumento no período de 3,06%, para 57,4 pontos, enquanto o que avalia as expectativas de faturamento avançou 2,28%, para 70,9 pontos. Por outro lado, o índice para investimento apresentou recuo de 1,94%, atingindo 60,4 pontos.

“Ainda não temos como afirmar categoricamente que tenha ocorrido uma estabilização no IC-PMN. Historicamente, o índice do quarto trimestre captura certa euforia, pelas festas de final de ano e 13º salário”, afirma Claro. Segundo ele, o primeiro trimestre de 2015 contará com um ambiente político e econômico com menos incertezas pela definição do quadro eleitoral e o anúncio do programa de governo para os próximos anos. “Pode ser que o índice tenha atingido um novo patamar no quarto trimestre deste ano. Particularmente, vejo menos chances de queda na próxima pesquisa”, disse.

Na avaliação por setores, o IC-PMN que mede a expectativa para o setor de serviços apresentou uma alta de 3,3% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre deste ano, para 64,5 pontos. O índice para o setor de comércio, por sua vez, ficou praticamente estável, fechando o quarto trimestre em 62,7 pontos ante 62,6 pontos do terceiro trimestre. Já o IC-PMN do setor industrial apresentou uma queda de 1,88% no quarto trimestre frente ao terceiro trimestre, para 63,8 pontos.

Com exceção da região Norte, que teve retração de 3,25%, o IC-PMN das demais regiões registrou aumento para o quarto trimestre em comparação ao terceiro trimestre deste ano. Os destaques em termos de crescimento do índice no período ficaram por conta das regiões Nordeste (+1,29%) e Centro-Oeste (+1,34%), seguido pelo Sul (+0,49%) e pelo Sudeste (+0,24%).
Na comparação com o quarto trimestre de 2013, os índices de confiança dos pequenos e médios empresários, no entanto, apresentaram retração em todos os quesitos pesquisados: economia (-11,6%), ramo (-11,2%), lucro (-9,9), faturamento (-8,8%), investimento (-7,9%) e empregados (-6,6%). Por setores, o IC-PMN do comércio no mesmo período teve retração de 10,3%, o de serviços recuou 9,37% e o da indústria caiu 7,71%. Quando a comparação é por regiões, as maiores retrações no índice ficaram por conta do Sudeste (-11,8%) e do Sul (-11,19%), seguido pelo Nordeste (-6,95%) e o Norte (-6,43%). A única área com crescimento foi a Centro-Oeste, com alta de 0,5%.

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.375 pequenos e médios empresários de todo o país, dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 3,65%, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Ouça matéria da CBN, com entrevista do professor Danny Claro:

Leia matérias sobre o IC-PMN:

Mais confiantes, pequenos empresários preveem faturamento em alta no 3º tri  – Valor Econômico, 18/09/2014

Confiança de pequeno empresário se estabiliza, diz Insper – revista PEGN, 18/09/2014

 

Acesse aqui o relatório do IC-PMN para o 4º trimestre de 2014.

Conheça os resultados anteriores do IC-PMN.

Setembro/2014

voltar

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco