Guia Salarial Hays Insper 2014/15: mercado de trabalho fica estável em 2014

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

As empresas brasileiras conseguiram manter estabilidade na gestão de pessoas durante 2014, marcado por baixo crescimento econômico, grandes eventos, incertezas políticas e econômicas. Três fatores principais contribuíram para esse quadro: baixo índice de demissões, diminuição no turnover e variação de valores salariais dentro da média. É o que mostra a terceira edição do Guia Salarial Hays/Insper, elaborado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia (CPE), lançado no dia 13 de novembro de 2014.

O número de empresas que realizaram demissões passou de 61%, na pesquisa de 2013, para 48%, em 2014. O congelamento salarial manteve-se na mesma faixa, variando de 18% para 26%. A rotatividade nas empresas passou de 63% para 36%, o que demonstra maior cuidado por parte dos profissionais para realizar movimentações na carreira.

A confiança na economia também diminuiu, tanto por parte dos trabalhadores quanto das empresas. Entre os entrevistados do primeiro grupo, 67% dizem que falta confiança – na pesquisa de 2013, essa taxa era de 29%. Entre os empregadores, 69% têm a mesma opinião contra uma fatia de 33% registrada na última pesquisa.

Para Carla Rebelo, diretora Geral de Operações da Hays no Brasil, os dados são um termômetro das oscilações ocorridas no país no último ano. “Com a Copa do Mundo, houve uma grande expectativa por movimentações econômicas que não se concretizou. Além disso, as incertezas sobre os rumos da economia se fizeram presentes durante todo o período das eleições”, pontua.

A pesquisa ouviu 486 companhias e 8024 profissionais do mercado de trabalho brasileiro entre agosto e setembro de 2014.

Para ter acesso ao guia completo, envie e-mail para guiasalarial@hays.com.br.

Sobre o evento de lançamento do Guia Salarial HAYS/Insper 2014/15

A terceira edição do guia foi lançada em evento que reuniu, no dia 13 de novembro de 2014, mais de 200 profissionais de Recursos Humanos no auditório Steffi e Max Perlman, no Insper.  Os resultados da pesquisa do guia foram apresentados pela professora Regina Madalozzo, que é responsável pelo estudo em coautoria com a professora Adriana Bruscato Bortoluzzo.

Em seguida, o professor Charles Kirschbaum mostrou os resultados de um estudo também desenvolvido pelo Centro de Pesquisas em Estratégia durante três anos, que compara a evolução dos líderes informais com a evolução do organograma formal de uma grande empresa.

Fechando o evento, a Profa. Dra. Carla Tieppo, da Santa Casa de São Paulo abordou conhecimentos neurocientíficos aplicados à gestão para o desenvolvimento das habilidades que desafiam os jovens líderes do mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o Guia Salarial HAYS/Insper em notícias publicadas na imprensa:

Valor Econômico: Mercado de trabalho difícil não surpreende empregados e chefes

Exame.com: 80% pensam em mudar de emprego em 2015, diz pesquisa

DCI: Estudo revela preparo das empresas para evitar demissões neste ano

Conheça o Guia Salarial HAYS/ Insper 2013.

voltar

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco