Guia Salarial 2013 traça o perfil profissional do Brasil e as tendências do mercado de trabalho

Elaborado em parceria pelo Centro de Pesquisas em Estratégia e pela HAYS, o Guia Salarial mostra a percepção de empresas e profissionais em relação a remuneração e benefícios; retenção de talentos; escassez de mão de obra; modelos alternativos de trabalho, como flexibilidade de horários e home office; expatriação; equilíbrio com vida pessoal; expectativas e motivações.

A edição de 2013 ouviu 700 empresas e 7,5 mil profissionais. Um dos destaques deste ano é que a retenção de talentos está cada vez mais ligada à oferta de benefícios: 94,5% dos empregadores consideram os atrativos não financeiros uma das principais ferramentas para recrutar e reter profissionais.

Perfil comportamental do brasileiro está evoluindo e empresas tendem a acompanhar

“Os profissionais estão mais preocupados com qualidade de vida, tempo livre para dedicar à família e aos amigos e benefícios não financeiros, como estacionamento, previdência privada e celular”, afirma a professora do Insper, Regina Madalozzo. “Isso fez com que os empregadores assumissem uma postura mais maleável ao optar por novos modelos de contratação – muitos estão apostando em trabalho remoto, flexibilidade de horários e alternativas diversificadas para gerar resultados e reter talentos”, completa.

Guia Salarial é subsídio para empresas entenderem o mercado

“O principal objetivo da HAYS é gerar subsídio para as empresas entenderem como o mercado de trabalho brasileiro está avançando, suas peculiaridades e as oportunidades que oferece para profissionais brasileiros e estrangeiros que buscam uma chance de atuar no país”, afirma Mark Bowden, diretor geral da HAYS para o Sul da Europa e América Latina.

AACSB

Somos credenciados pela AACSB, a mais reputada associação certificadora de escolas de negócios no mundo.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.